São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FOGÃO DAS VAIDADES
Profissionais que ensinam receitas nos programas femininos da televisão são disputados pelas emissoras e passam a ganhar bons salários
Culinaristas ficam por cima da carne-seca

Marlene Bergamo/Folha Imagem
Pasquale Cosenza, do programa "Note & Anote", da Rede Record


BRUNO GARCEZ
PAULO SANTOS LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

S ALÁRIOS vultosos, disputa entre canais por seus passes e empresários cuidando de suas agendas. Assim é a rotina dos culinaristas que participam de programas televisivos e que atualmente ganharam status de artistas.
Eles seguem os passos da pioneira Ofélia, brilhando às vezes mais do que as atrações das quais participam. Sua importância deixa as produções dos programas femininos indóceis, com medo de perdê-los para um concorrente.
O responsável por esse dinamismo no mercado de culinaristas foi a estréia de Ana Maria Braga na Globo, no "Mais Você" (de segunda a sexta, às 13h45). Anteriormente apresentadora do "Note & Anote", da Record (seg. a sex., às 14h), ela dispunha de muitas horas para apresentar sua lista de cozinheiros. Muitos foram com ela para a Globo. Outros saíram após convites de outras emissoras.
É o caso de Luzinete Veiga, que trabalhou por seis anos com Ana Maria Braga no "Note & Anote" e depois a seguiu para a estréia de "Mais Você", em outubro de 1999. Recebeu proposta de trabalhar no "Mãe de Gravata", da CNT (seg. à sex., às 17h), no qual faz um quadro de 30 minutos semanais, e pode divulgar sua escola de culinária e até o site que está montando. Ela não recebe salário, mas a permuta impulsiona as suas aulas.
"Sempre fui bem tratada na Globo, mas não basta ter telespectadores e não poder divulgar meu trabalho", diz. Recentemente, ela recebeu convites da Record e da Gazeta. Quem resolverá seu futuro é sua empresária, Rosa Mubará.
Já Palmirinha Onofre não reclama do "Mais Você", pois nunca esteve lá. "E nunca estarei. A Globo não chamaria uma pessoa simples, que fala errado", diz a quituteira. Ela nem precisa, pois, além de bombardeada por propostas de outras emissoras, tem seu quadro diário no "Mulheres", da CNT/Gazeta (seg. a sex, às 14h). Palmirinha comanda sua atração, brinca com o ponto eletrônico, inventa receitas e recebe cantores, como Ângela Maria, por exemplo.
Tudo isso com remuneração fixa. "Recebo o salário de um executivo", disse. A Folha apurou que o salário de Palmirinha ultrapassa os R$ 7.000 mensais.
De acordo com Valdemir Fernandes, diretor do "Mãe de Gravata", Palmirinha não é um caso isolado. "Outras emissoras têm procurado nossos culinaristas, mas até agora só levaram Isamara Amâncio para o "Note & Anote" porque a Record lhe fez uma proposta irrecusável: R$ 5.000 de salário e financiamento para realizar um curso no exterior. Com esse salário, vão inflacionar o mercado."
Atílio Riccó, diretor do "Note & Anote", refuta as acusações. "Não oferecemos salários, apenas ajuda de custo, uma vez que alguns pratos usam ingredientes caros, como camarão e lagosta."
Isamara afirma que sua saída da CNT/ Gazeta não se deu por motivos salariais. "Estava bem no "Mãe de Gravata", mas fui para a Record porque o programa atinge o Brasil inteiro e o telefone de minha escola de culinária aparece no vídeo. O que acontece no "Note & Anote" é uma troca de espaço. Dou a receita e divulgo o meu trabalho." Segundo Isamara, em breve, seu quadro no programa receberá o patrocínio de supermercados a fim de custear os ingredientes de seus pratos.
Polêmicas salariais à parte, Elizabeth Anunciato, filha de Ofélia, só começou em novembro a dar receitas na TV, mas considera o mercado promissor. Diz não querer sair do "Note & Anote", apesar de ter sido sondada pela Rede TV!.
A engenheira de alimentos Rosana Rodolpho acrescentou recentemente mais um programa em seu currículo. Há um ano participando do "Pra Você", Rosana agora comparece ao "A Casa É Sua", da Rede TV! (seg. a sex., às 15h). "Além de elaborar os pratos, dou também o custo dos produtos e suas condições de conservação. Isso sempre atrai o público. Na quarta passada, fiz uma torta e recebi ligações de diversos pontos do país."
Outra que notou melhoras em sua vida profissional com participações na TV foi Maria Cecília Corsi, nutricionista que vai todas as segundas ao "Note & Anote". "Como só trabalho com receitas light, atendo a pessoas que sofrem de obesidade ou de diabetes. O movimento em meu consultório cresceu 40%."
Mas alguns não deram tanta sorte ao ir para outro canal, como o chef Pasquale Cosenza. Após dois anos no "Note & Anote", ficou por três meses na Globo. Lá, a falta de tempo do programa impedia o didatismo para mostrar etapas das receitas. O prazo curto para fazer pratos o fez voltar ao "Note & Anote". "Artista tem de fazer novela, assim como culinarista tem de cozinhar", diz, alfinetando a presença de globais no "Mais Você".
Outro que descarta voltar à Globo é o chef Pepe Almansa, que atualmente participa do "Mãe de Gravata". "Admiro a Ana Maria, mas a Globo é uma emissora muito rígida. Não dão nem o telefone de quem vai lá. Se voltarem a me convidar, não aceitarei voltar ao "Mais Você'", diz.
Mas nem todos culinaristas pensam assim. Álvaro Rodrigues, por exemplo, escolheu ficar no "Mais Você". "O programa é curto e exige um enorme planejamento. Alguns pratos tem de chegar à emissora com algumas etapas previamente feitas, mas isso não é problema", diz Rodrigues, que já esteve também no "Pra Você", na CNT/Gazeta (seg. a sex. às 9h), e tem uma escola de culinária.
Ele se diz um "privilegiado", por aparecer na Globo quinzenalmente. "A Globo agora permite que os cozinheiros falem sobre suas outras atividades, mas sem divulgação de endereço e telefone."


Texto Anterior: MTV produz documentário de Spike Lee
Próximo Texto: TV dispunha de mais tempo para cozinhar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.