São Paulo, Domingo, 20 de Junho de 1999
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TV NO MUNDO
Receita cresce graças a anúncios de grandes conglomerados e empresas como AOL e Amazon
TV dos EUA fatura com a Internet

das agências internacionais

Enquanto a audiência da TV aberta nos Estados Unidos vem caindo a cada ano, a procura pelos espaços publicitários nas grandes redes norte-americanas mostra uma saudável e impressionante curva ascendente.
O preço das inserções comerciais para a temporada 1999-2000 deve ficar aproximadamente 15% mais caro em relação à temporada passada.
A explicação para esse "fenômeno", segundo especialistas, seria o aumento dos investimentos em propaganda das empresas dos setores farmacêutico, bancário, automobilístico e de telecomunicações.
As fusões de empresas anunciadas nos últimos meses e a consequente formação de grandes conglomerados industriais fez os anunciantes passarem a direcionar cada vez mais seus comerciais à massa, às grandes audiências.
Estima-se que na temporada 1999-2000 a TV aberta fature cerca de US$ 7,2 bilhões, um acréscimo de 13% em relação à performance da temporada passada.
No cabo, o crescimento também será bastante significativo. Nessa temporada 1998-1999, a receita publicitária foi de aproximadamente US$ 2,6 bilhões. A expectativa para o período 1999-2000 é um faturamento de US$ 3,6 bilhões.

"E-business"
A grande surpresa na análise da lista dos maiores anunciantes dos últimos 12 meses foi a aparição do grupo das empresas on line.
Companhias baseadas em negócios via Internet, como a America On Line (AOL) e a Amazon, gastaram cerca de US$ 35 milhões nos primeiros dois meses de 1998. No primeiro bimestre de 1999, seus investimentos em publicidade na TV foram de mais de US$ 107 milhões.
Segundo um relatório da empresa de consultoria Competitive Media, essas companhias vêm gastando dezenas de milhões de dólares na tentativa desesperada de se tornar conhecidas e firmar suas marcas junto à grande massa de consumidores.
Provedores de acesso à Internet anunciam na TV para atrair novos consumidores para o "e-business", os negócios realizados virtualmente via computador. Empresas de "e-business" anunciam para atrair novos consumidores para seus produtos e serviços disponíveis na rede.
Na definição do consultor William Croasdale, da Western International Media, "as companhias baseadas na Internet estão torrando dinheiro para aparecer nacionalmente na TV dos EUA como um marinheiro em uma rápida parada em terra firme".


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