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ELEIÇÕES
Além de programas com candidatos, emissoras trazem atrações que buscam conscientizar e esclarecer o eleitor
Band, Cultura e Globo promovem debates
DA REPORTAGEM LOCAL
AS TVS Cultura, Globo e Bandeirantes se preparam para as eleições
promovendo debates e criando atrações
que irão ao ar só durante a campanha para prefeito. Quem sai na frente é a Band,
que realiza amanhã debate com os candidatos que lideram a corrida à Prefeitura de São Paulo.
No debate, haverá só um jornalista no
estúdio, José Paulo de Andrade, que será
o âncora. A participação mais efetiva de
Andrade se dará no início do programa.
Ele fará uma pergunta, criada pelo jornalismo da Band, que terá de ser respondida em um minuto por cada candidato.
Nos blocos seguintes, são os candidatos que assumem o comando. Cada um
deve elaborar perguntas para um concorrente. Cada pergunta não pode ultrapassar 30 segundos, e a resposta deve ter,
no máximo, um minuto e meio. Haverá
ainda 30 segundos de réplica e 30 de tréplica. O programa deve ter cinco blocos
-o último, para as considerações finais.
"Aprendemos coisas cruciais até chegar ao formato atual. O primeiro debate,
em 86, foi caótico. Aureliano Chaves desconhecia as regras, e Maluf e Brizola quase se engalfinharam", diz Fernando Mitre, diretor de jornalismo da Band.
Na Globo, o formato será semelhante
ao da Band, com uma pergunta formulada pela direção de jornalismo e, na sequência, rodadas de perguntas entre os
candidatos, com réplicas e tréplicas. O
mediador, em cada cidade, deve ser um
apresentador de um telejornal local. Em
São Paulo, um dos cotados é Chico Pinheiro, apresentador do "SP TV".
Devido ao grande número de concorrentes às prefeituras do Rio e de São Paulo, são remotas as chances de a Globo
realizar debates ainda no primeiro turno
nessas cidades. "Só faremos debates no
primeiro turno em cidades nas quais
concorrem, no máximo, seis candidatos", diz Amauri Soares, diretor de jornalismo da emissora.
"A experiência mostra que, com mais
de seis participantes, o debate perde o
sentido de esclarecer o eleitor, e não queremos dividir o debate em dois dias, pois
a lei é clara e exige o mesmo espaço para
todos os candidatos", diz Soares.
O debate na Cultura, promovido em
conjunto com a Folha, segue formato
distinto dos da Globo e da Band. O programa, ancorado por Paulo Markun, terá
a participação de dois jornalistas da Cultura e dois da Folha, que farão perguntas
aos concorrentes. Assim como a Band, a
Cultura fará dois dias de debates. A lista
de participantes de cada um será condicionada pela mais recente pesquisa do
Datafolha. Os cinco mais bem colocados
debaterão no primeiro dia.
As emissoras criaram também atrações voltadas para as eleições. A Band está exibindo "São Paulo em Debate" (segundas, às 13h) e a série "Problemas de
São Paulo", no "Band Cidade". A Globo
traz uma série de 45 reportagens em diversos telejornais sobre a importância do
voto, apresentada por William Waack,
Sônia Bridi e Carlos Dornelles.
No dia da votação, às 17h, a Globo passa o "Boca de Urna", que acompanhará a
apuração nas várias capitais. Assim que
o TRE anunciar o nome do prefeito eleito, a Globo exibe "E Agora, Prefeito", em
que o futuro mandatário irá discutir suas
metas. A Cultura exibe "Faça Política",
boletins diários que são exibidos ao longo da programação e que, segundo o diretor de jornalismo da emissora, Marco
Antônio Coelho, visam eliminar mitos
negativos ligados ao ofício político. (BG)
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