São Paulo, domingo, 21 de abril de 2002

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ENTREVISTA JOSÉ ÁLVARO MOISÉS

"Divulgar a cultura é estratégico'

RODRIGO RAINHO
FREE LANCE PARA A FOLHA

No ar desde abril do ano passado e com um público potencial estimado em 30 milhões de pessoas, que assinam TV paga ou têm antena parabólica, a TV Cultura e Arte está investindo na compra de documentários, filmes clássicos e na contratação de produtoras independentes para realização de programas. O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, José Álvaro Moisés, diretor-geral do canal, falou ao TV Folha sobre seus planos.

Quais são os principais objetivos da TV Cultura e Arte?
Ser o canal da difusão da cultura brasileira, que é rica e tem variedade de fontes de inspiração regionais e diferentes grupos formadores e que a maior parte da população do país não conhece. O contato com essa riqueza cultural enriquece a nossa própria identidade. Não é possível falar em cidadania em países em que pessoas têm pouca relação com a sua identidade, com a sua auto-estima. Fazer a divulgação da cultura brasileira é uma meta, um objetivo estratégico. O slogan do canal é: "revelando o Brasil aos brasileiros", para que as pessoas percebam a sua cultura, cujas matrizes mais importantes são a indígena, a portuguesa e a negra, associadas a outras das imigrações.
Que público tem acesso ao canal?
O canal é transmitido aos assinantes de TV a cabo, sem custo adicional, para os estudantes que assistem ao TV Escola, para telespectadores que têm antenas parabólicas e TV digital. São cerca de 30 milhões de telespectadores em potencial. A Cultura e Arte oferece um serviço de qualidade, e é uma maneira de entrar na discussão da qualidade da TV brasileira. São poucas as iniciativas que oferecem outra possibilidade de escolha com que as pessoas sintam-se identificadas. Quanto mais se consolidar o canal Cultura e Arte, maior a possibilidade de influenciar a TV brasileira. É ainda uma experiência em construção, que abre a possibilidade de se ter um padrão de qualidade novo no Brasil.
Quais segmentos da cultura compõem a programação do canal?
A TV Cultura e Arte incorpora a diversidade cultural, em termos de origens culturais éticas e raciais, cultura erudita e popular, linguagens como artes, patrimônio, música, teatro e também a diversidade entendida por produções independentes, organismos oficiais como o próprio Ministério da Cultura e uma série de institutos e fundações culturais que se beneficiam das leis de incentivo, abordando também a cultura estrangeira. Entre as vinhetas que abrem os programas, temos: Artes, Cenários (visões do País com a perspectiva cultural regional), Cinema (curtas, documentários e longas, obras clássicas internacionais), Encontros (artistas brasileiros discutem seu conhecimento cultural), Escritores (depoimentos de autores que revelam a obra escrita) e Memória (trata patrimônio material e imaterial, mostrando, por exemplo, Diamantina, em Minas Gerais, e detalhes da culinária regional, como na série "Mesa Brasileira").
A produção dos programas é somente independente?
Compramos documentários nacionais e estrangeiros, filmes clássicos, séries de criação do canal, produzidas por produtoras nacionais, contratadas em serviço de terceirização. "Intérpretes do Brasil", por exemplo, é baseada nas obras de Darcy Ribeiro, com visões de escritores sobre a cultura e a sociedade brasileira; "Fotogramas do Mundo" traz cineastas e artistas estrangeiros que colocam as pessoas em contato com a cultura internacional; "Teatro na TV" mostra espetáculos em cartaz no Brasil; e "Obra Aberta" aborda obras da cultura nacional, como a de Villa-Lobos.
Por que o canal ainda não produz?
Os produtos são terceirizados. Depois de investir em estúdios e equipamentos modernos, ficaríamos desatualizados, principalmente em uma época de processo de transição para a TV digital. Não queremos ter estúdio próprio e estrutura tecnológica. Preferimos que as produtoras independentes sejam convocadas a criar, sempre operando pela tomada de preços, uma variante da licitação. Aquela produtora que melhor atende ao objetivo e oferece preço menor é a que acaba escolhida.



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