São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUDIÊNCIA
Estação é o canal pago mais visto pelos assinantes da Net, segundo Datafolha
SporTV lidera ranking na Net

DA REPORTAGEM LOCAL

O CANAL pago SporTV sempre teve no futebol um de seus mais fortes filões, mas foi graças ao tênis que ele conseguiu um feito inédito: tornar-se o líder de audiência entre os canais por assinatura, superando os tradicionais campeões, Cartoon Network e Telecine.
Pesquisa realizada pelo Datafolha entre 20 de março e 18 de abril no Rio e em São Paulo, com assinantes da Net e da Sky, mostrou que o SporTV teve sua audiência impulsionada no período por partidas de tênis. O jogo entre Gustavo Kuerten e Pete Sampras, pela Master Series, exibido no dia 2 de abril, teve audiência média de cerca de 595 mil pessoas.
A segunda maior audiência foi a de outro jogo de Kuerten, este travado no dia 31 de março, também pela Master Series, contra Andre Agassi. No total, quatro jogos de tênis foram responsáveis pelas quatro mais altas audiências do canal. Ao futebol, coube a quinta colocação. "Como o tênis era exibido em horários da manhã e da tarde, faixas em que a audiência costuma ser baixa, houve esse crescimento tão gritante", diz Guilherme Zattar, diretor-geral do SporTV.
No período pesquisado, o SporTV ficou em quarto lugar entre as emissoras mais assistidas pelos assinantes da Net e da Sky. O método de pesquisa é o mesmo utilizado pelo Ibope antes da adoção da medição em tempo real. São oferecidas às famílias pesquisadas cadernetas de 30 páginas, que devem ser preenchidas de 15 em 15 minutos, informando qual canal e qual atração estão sendo assistidas.
Segundo a pesquisa, o SporTV foi visto no período por 37.490 pessoas. A primeira colocada, a Globo, de acordo com o mesmo levantamento, teve 488.761 espectadores. O SBT teve um total de 108.619 espectadores, e a Record, ao todo, 73.416.
A aferição mostrou também que o SporTV conquistou maior número de telespectadoras e aumentou sua penetração junto ao público jovem.
"O caso mais extremo foi uma edição do programa "Su-Real", apresentado por Susana Werner, que foi assistida por 64% de mulheres e 34% de homens. É algo totalmente inusitado entre canais esportivos", diz Zattar.

Rumo a Sydney
Além de saborear seus índices positivos de audiência, o SporTV se prepara para a cobertura dos Jogos Olímpicos de Sydney. A emissora deslocará para a Austrália uma equipe de 90 pessoas. Além disso, está estreando seis novas atrações.
Entre elas, está a série "Rumo ao Pódio", que trará atletas com boas chances de obter medalhas de ouro, como o cavaleiro Rodrigo Pessoa e o nadador Fernando Scherer, que, por sinal serão também colunistas do canal durante a Pré-Olimpíada.
O canal vai também exibir a série de documentários "Olimpíadas.doc", a série "A Volta Olímpica" (sobre as 18 modalidades esportivas em que o Brasil disputa medalhas) e "O Nome do Jogo", que explica as regras de modalidades de cujas competições o Brasil não tomará parte na Olimpíada de Sydney. (BG)




Texto Anterior: Estranha semelhança: Livro tem trama quase igual à de "Marcas da Paixão"
Próximo Texto: Canal AXN busca ação nos trópicos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.