São Paulo, domingo, 21 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV 50 ANOS

"Mosaico", 39, revelou Boris Casoy e Mona Dorf

ERIKA SALLUM

POUCA gente sabe, mas o programa mais antigo da TV brasileira ainda no ar não é o "Jornal Nacional". No próximo dia 16 de julho, o "Mosaico" completa 39 anos de existência, consagrando-se como a atração que há mais tempo é transmitida pela televisão do país.
Com o objetivo de divulgar os costumes e a cultura da comunidade israelita, o "Mosaico" -apresentado aos domingos, às 13h30, pela Gazeta- é fruto de um programa de rádio criado em 1940 pela família de Francisco Gotthilf, 76, que chegou ao Brasil vindo da Alemanha nazista aos 15 anos. "Do rádio, meu pai e eu fomos para a TV, estreando na Excelsior em 61. Desde então, dedico-me ao "Mosaico'", conta Gotthilf.
O produtor se orgulha de ser um dos "pais" dos jornalistas Boris Casoy e Mona Dorf, que apresentaram o programa décadas atrás. Reportagens sobre Israel, filmes e documentários relativos ao tema e entrevistas com personalidades como o premiê Itzhak Rabin, morto em 95, são destaques da atração, que hoje tem duração de 30 minutos.
"Quando ainda estávamos no rádio, Getúlio Vargas proibiu programas étnicos. Então tivemos de mudar nosso nome de "A Hora Israelita" para "Mosaico", que significa variedade e também "aqueles que são filhos de Moisés'", diz Gotthilf.


Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Making of 2: Roqueiros do Capital Inicial apresentam "Acústico" cru na MTV
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.