São Paulo, Domingo, 22 de Agosto de 1999
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TV NO MUNDO
Audiência da emissora em espanhol cresce e ultrapassa os números obtidos pelas rivais Warner e UPN
Univision já é a 5ª rede dos EUA

das agências internacionais

A WB (Warner Bros.) é frequentemente apontada como a única rede de TV cuja audiência vem crescendo nos EUA, mas a verdade não é bem essa. Logo atrás das três grandes (ABC, NBC e CBS) e da Fox, a quinta colocada e a que apresenta o maior crescimento nos últimos anos é a Univision, a maior emissora dos EUA em língua espanhola.
Seu crescimento fez com que ela ultrapassasse a audiência das redes WB e UPN.
Em sua atual campanha para atrair anunciantes, a Univision alega ter entre seus telespectadores mais adolescentes do que a MTV, mais homens entre 18 e 49 anos do que a ESPN, mais mulheres do que o canal especializado LifeTime e um público três vezes maior que o da CNN.
O problema da rede é que sua enorme audiência não se reflete em retorno publicitário porque os hispânicos são considerados pelos anunciantes o grupo de menor poder aquisitivo nos EUA.
Entre os destaques de sua programação estão o "Despierta América" (telejornal matutino), o "Cristina Show" (espécie de Oprah Winfrey hispânica) e a sitcom "El Gordo y la Flaca" (O Gordo e a Magra).

Warner
Para recuperar a posição perdida para a Univision, a WB pretende investir mais em programas familiares.
A emissora, conhecida por ser a que tem maior penetração entre os adolescentes, vai dar menos destaque a programas "ousados" como "Dawson's Creek", "Buffy, a Caça-Vampiros" e "Felicity", e priorizará os seriados no estilo de "Sétimo Céu", que atualmente registra os picos de audiência do canal.
A iniciativa de dar uma maior ênfase a programas mais comportados surgiu a partir da entidade Fórum para uma Programação Familiar, comandada por executivos das empresas que são os maiores anunciantes da TV, como a Procter & Gamble, a Johnson & Johnson, a General Motors, a Sears, a IBM e a AT&T.
A produção de pilotos de seriados mais leves está sendo financiada por essas empresas, que buscam programas adequados para anunciar produtos como talco para bebês e band-aids.
Para aqueles que acham que uma iniciativa como essa pode resultar num grande comercial, com o anunciante mandando sua mensagem inclusive fora do intervalo para publicidade, a direção da Warner se defende garantindo que os anunciantes que patrocinam as novas atrações não podem interferir no conteúdo das séries em desenvolvimento.


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