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TV NO MUNDO
Audiência da emissora em espanhol cresce e ultrapassa os números
obtidos pelas rivais Warner e UPN
Univision já é a 5ª rede dos EUA
das agências internacionais
A WB (Warner Bros.) é frequentemente apontada como a
única rede de TV cuja audiência
vem crescendo nos EUA, mas a
verdade não é bem essa. Logo
atrás das três grandes (ABC, NBC
e CBS) e da Fox, a quinta colocada
e a que apresenta o maior crescimento nos últimos anos é a Univision, a maior emissora dos EUA
em língua espanhola.
Seu crescimento fez com que ela
ultrapassasse a audiência das redes WB e UPN.
Em sua atual campanha para
atrair anunciantes, a Univision
alega ter entre seus telespectadores mais adolescentes do que a
MTV, mais homens entre 18 e 49
anos do que a ESPN, mais mulheres do que o canal especializado
LifeTime e um público três vezes
maior que o da CNN.
O problema da rede é que sua
enorme audiência não se reflete
em retorno publicitário porque os
hispânicos são considerados pelos anunciantes o grupo de menor
poder aquisitivo nos EUA.
Entre os destaques de sua programação estão o "Despierta
América" (telejornal matutino), o
"Cristina Show" (espécie de
Oprah Winfrey hispânica) e a sitcom "El Gordo y la Flaca" (O Gordo e a Magra).
Warner
Para recuperar a posição perdida para a Univision, a WB pretende investir mais em programas familiares.
A emissora, conhecida por ser a
que tem maior penetração entre
os adolescentes, vai dar menos
destaque a programas "ousados"
como "Dawson's Creek", "Buffy,
a Caça-Vampiros" e "Felicity", e
priorizará os seriados no estilo de
"Sétimo Céu", que atualmente registra os picos de audiência do canal.
A iniciativa de dar uma maior
ênfase a programas mais comportados surgiu a partir da entidade Fórum para uma Programação Familiar, comandada por
executivos das empresas que são
os maiores anunciantes da TV,
como a Procter & Gamble, a
Johnson & Johnson, a General
Motors, a Sears, a IBM e a AT&T.
A produção de pilotos de seriados mais leves está sendo financiada por essas empresas, que
buscam programas adequados
para anunciar produtos como talco para bebês e band-aids.
Para aqueles que acham que
uma iniciativa como essa pode resultar num grande comercial,
com o anunciante mandando sua
mensagem inclusive fora do intervalo para publicidade, a direção da Warner se defende garantindo que os anunciantes que patrocinam as novas atrações não
podem interferir no conteúdo das
séries em desenvolvimento.
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