São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Amigos e Sucessos' e 'Planeta Xuxa' servem de 'vestibular' a cantores

da Reportagem Local

O programa "Amigos e Sucessos", que a Record exibe nas sextas, às 21h45, funciona como uma espécie de "vestibular" para diversos cantores que pensam, ou não, em apresentar seu próprio programa.
O sertanejo Daniel, que apresentou o primeiro dos 14 programas exibidos até agora, foi elogiado pelo diretor da atração Eddy Newton. "O Daniel nos deixou impressionados. Ele é muito natural, sabe improvisar, sabe se comunicar e tem presença no palco", analisa Newton.
A desenvoltura de Daniel já havia sido notada quando ele foi um dos apresentadores interinos do "Planeta Xuxa", enquanto a dona do programa estava em licença maternidade.
A oportunidade funcionou como um teste para outros artistas. A cantora de axé Ivete Sangalo e o pagodeiro Alexandre Pires também tiveram performances elogiadas. Alguns dos programas alcançaram audiência maior do que a média conseguida pela apresentadora titular, Xuxa.
O próprio pagodeiro Netinho, do Negritude Jr., que fracassaria depois com "Samba, Pagode e Cia.", também esteve no "vestibular" do "Planeta Xuxa".
O programa "Amigos e Sucessos" apresentou também Fafá de Belém, o grupo de rock Titãs, a dupla Pepê & Nenem e o grupo Ara Ketu. "No início, duvidávamos da performance dos artistas ia se sair. Mas fazemos tudo de um jeito que os deixa bem relaxados, sem texto rígido. Já gravamos 14 e nunca tivemos problemas", revela Newton.
Uma equipe de gravação do programa viaja por todo o Brasil para gravar depoimentos e o cantor indica amigos para que sejam gravados encontros interessantes. São mostrados detalhes da infância do personagem-tema e trazidos amigos com quem ele não faz contato há tempos.
"Não revelamos nada para que o convidado fique surpreso de verdade", diz o diretor.
O mote do programa é colocar o artista em situações que nunca aconteceriam num show. Fazer com que o telespectador "bisbilhote" a intimidade do ídolo.
Newton não concorda que cantores não deviam apresentar programas. "Qualquer pessoa pode se tornar um bom apresentador, é preciso apenas garimpar essa aptidão. Se eu achasse que cantores não deviam apresentar não faria esse programa."
Para Newton, os cantores têm potencial para se tornar bons apresentadores porque já têm domínio do palco e costumam improvisar em seus shows. "Cada apresentação deles é uma espécie de programa. Não tem muita diferença", analisa.
O diretor admite que é inevitável que o programa acabe sendo uma forma de testar a desenvoltura de um cantor. Mas diz que a preocupação da equipe de produção não é essa.


Texto Anterior: Pagodeiros levam uma surra semanal
Próximo Texto: Ronnie Von faz show feminino
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.