São Paulo, domingo, 23 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORFÃOZINHOS
Globo e Band adiam nova programação infantil; Rede TV! transforma o "Galera" em semanal e põe no ar o triste "Miguelito"
Emissoras produzem cada vez menos para crianças

DA REPORTAGEM LOCAL

O FIM das férias escolares chega reforçando um cenário pouco inspirador na TV: a falta de opção para as crianças na programação das principais emissoras do país. Enquanto a TV Cultura exibe atualmente apenas reprises, Globo e Bandeirantes continuam a adiar suas novas atrações infantis, enquanto a Rede TV! opta por trocar o "Galera da TV", de Andréa Sorvetãxo, por "Miguelito", cópia duvidosa do mexicano "Chaves" já rejeitada pela Record.
Se já se tornou cansativo assistir a episódios repetidos dos bem-produzidos "Castelo Rá-Tim-Bum", "Mundo da Lua" ou "Cocoricó", todos da Cultura, as crianças hoje contam com pouquíssimos programas capazes de fazer frente à enxurrada de pikachus e afins que elevam a audiência de Angélica, Eliana e Jackeline Petikovic.
Quem acaba se sobressaindo é o "Disney Club", apresentado diariamente às 18h10, pelo SBT. Em sua quarta temporada, a atração figura entre as mais vistas por crianças entre 2 e 14 anos, segundo dados do Ibope. Com roteiro que tem por base uma turma de amigos que passam a interferir no sinal de transmissão de uma grande emissora de TV, a atração já ganhou o Prêmio APCA de melhor programa infantil de 97.
"As histórias são criadas a partir de cartas de telespectadores. Há uma identificação com os personagens da série, que ocupa 30% do programa -o restante é preenchido por desenhos", diz a diretora Regina Soler.
Para o próximo semestre, a Band promete estrear uma faixa infantil à tarde, recheada de desenhos animados, entre eles o hit "Dragon Ball Z". A nova programação tem previsão para ir ao ar no dia 14 de agosto, mas nada é certo, já que a Band já a adiou diversas vezes este ano.
Outra emissora que vem postergando sua nova grade infantil é a Globo, que divulga seu "Globinho" há meses.
Bia Rosenberg, diretora do núcleo de programas infanto-juvenis da TV Cultura, afirma que novos episódios de "X-Tudo" e "Cocoricó" estão sendo preparados, além de uma série sobre atividades físicas. "É complicado fazer infantis na Cultura, já que eles demandam muito cuidado", diz Bia.
Enquanto isso, a criançada pode "curtir" na Rede TV! o seriado "Miguelito", que foi rejeitado pela Record após a emissora anunciar sua estréia no início do ano, levando-o a ser oferecido, por sua produtora, a custo zero para a substituta da TV Manchete. "Assumo que apresentar "Miguelito" é uma experiência. É um programa que não me agrada, clonado do "Chaves". Mas vamos exibir seus 22 capítulos e ver no que dá", disse Rogério Gallo, superintende artístico e de programação da Rede TV!. Segundo ele, o "Galera da TV", que não conseguiu resultados satisfatórios no Ibope, será reaproveitado como "game show", aos sábados. "Também vamos reprisar os 150 episódios do "Galera da TV" e fazer uma nova versão do programa de bonecos "A Turma da Zuzubalândia"." (ERIKA SALLUM)




Texto Anterior: TV arco-íris: Gays querem mais espaço na TV
Próximo Texto: Criança Esperança completa 15 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.