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VÍDEO
Novo filme do diretor do polêmico "Kids" é lançado diretamente em vídeo
Outro dia no inferno de Clark
FÁTIMA GIGLIOTTI
DA REDAÇÃO
EM 1995 o então famoso fotógrafo
Larry Clark chocou o mundo com
sua estréia no cinema, o já clássico e sempre polêmico "Kids" e sua travessia pelo
mundo dos adolescentes dos subúrbios
americanos, expostos a drogas, sexo,
Aids e quase nenhuma esperança.
Três anos depois, ele se aventurou de
novo a retratar outro mitológico universo do cinema e da sociedade americanos,
o dos marginais, nesse caso, pequenos
ladrões. Visitar esse mundo peculiar depois da consagração de Quentin Tarantino em "Pulp Fiction" é ousada aventura,
da qual Clark se sai bem.
O mesmo não se pode dizer do espectador, tocado de uma maneira direta pela estranha cumplicidade entre violência
e ternura que Clark extrai de seu "road
movie" pelo oeste americano, ambientado nos anos 70. E mais do que atual.
Bobbie (Vincent Kartheiser) é um adolescente -de novo- viciado, marcado
pela violência familiar, que se vira como
ladrão de máquinas de doces e refrigerantes. Sua única alegria é a namorada
Rosie (Natasha Gregson Wagner), que
não curte agulhas, mas cheira todo o pó
que vê pela frente. O mundinho "harmonioso" do casal fica abalado quando
Bobbie é espancado num furto e quase
morre.
A responsabilidade do "quase" é de
Mel (James Woods), um veterano ladrão
judeu que foi paramédico e trata do garoto com curativos e heroína. Depois,
convida o casal a ser seu parceiro num
grande roubo de drogas, ao lado de sua
namorada, Sidney (Melanie Griffith).
Até aqui o filme pode invocar "Drugstore Cowboy" (1989), de Gus Van Sant,
entre tantos outros. Mas a Sidney de Melanie (a mesma de "Totalmente Selvagem", de Jonathan Demme, 1986) faz a
diferença, com sua metralhadora, seu figurino fashion, picadas improváveis e
um inesperado sentimento maternal.
O quarteto vira uma família, e a delicadeza da interpretação do novato Kartheiser reforça a idéia. Na marginalidade e
suas regras próprias, recuperam-se valores, como se fosse impossível fugir deles.
A gravidez de Rosie fecha o ciclo.
Um golpe frustrado separa a "família".
E alguém tem de ser sacrificado por isso,
outra tradição. Na fotografia e no ritmo
alucinantes desse novo retrato de Clark,
outra vez, há pouca esperança.
KIDS E OS PROFISSIONAIS
Playarte
(Another Day in Paradise). EUA, 1998. Direção:
Larry Clark. Com James Woods, Melanie Griffith,
Vincent Kartheiser, Natasha Gregson Wagner. 105
minutos. Drama.
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