São Paulo, domingo, 23 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FICÇÃO CIENTÍFICA
Mitologia trekker é fenômeno global


Livro lançado nos EUA tenta explicar o fascínio por "Jornada nas Estrelas" no mundo todo


BIA ABRAMO
de Berkeley (EUA)

Os detratores podem pensar o que quiser, mas "Jornada nas Estrelas" não é um fenômeno televisivo qualquer. Para começar, resiste há 32 anos e está espalhado por quatro seriados de TV diferentes - a série original, "A Nova Geração", "Voyager" e "Deep Space Nine"-, oito filmes, role-playing games, web sites e numerosos fã-clubes espalhados pelo mundo inteiro.
O surpreendente, entretanto, é constatar como "Jornada nas Estrelas" é levado mortalmente a sério pela maioria de seus fãs. Jeff Greenwald, editor-colaborador da revista "Wired", autor de diversos livros de viagem e trekker de primeira hora, saiu com uma idéia maluca e um gravador na mão pelo mundo para tentar responder a pergunta: por que e como "Jornada nas Estrelas" transformou-se, segundo ele, na primeira mitologia global?
Greenwald entrevistou roteiristas, produtores e atores das séries em produção ("Voyager" e "Deep Space Nine"), fãs na Hungria, Japão, Alemanha, Índia, Inglaterra e Estados Unidos e personalidades tão disparatadas quanto o ator Leonard Nimoy, o lendário sr. Spock da série original, os escritores Arthur C. Clarke e Kurt Vonnegut Jr. e o Dalai Lama (ele mesmo, o líder espiritual do budismo).
"Future Perfect - How Star Trek Conquered the World" (Futuro Perfeito - Como Jornada nas Estrelas Conquistou o Mundo), o resultado dessa jornada nerd, pode ser lido de diversas maneiras. É um livro de viagem, mas de uma viagem bastante peculiar, e é também uma investigação jornalística sobre um fenômeno ímpar da cultura pop. De qualquer ângulo que se inicie, Greenwald oferece uma leitura intrigante e divertida.
Os personagens que o escritor encontra estão certamente na fronteira do bizarro. Como alguns engenheiros envolvidos no projeto Pathfinder, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, que conversam citando falas de episódios dos vários seriados ou um psicólogo especializado em linguística da Pensilvânia que dedica-se a traduzir a Bíblia para a língua klingon (sim, existe até um Instituto de Linguagem Klingon, responsável pela edição de gramáticas e dicionários klingon).
Ainda que "Future Perfect" tente demonstrar a tese de que a criação de Gene Rodenberry é uma mitologia dos nossos tempos com mais entusiasmo do que rigor, Greenwald consegue registrar com uma razoável precisão e riqueza de detalhes como "Jornada nas Estrelas" canalizou a utopia possível para os filhos da era espacial.


Livro: Future Perfect - How Star Trek Conquered Planet Earth Autor: Jeff Greenwald Editora: Viking Preço: US$ 23,95 Na Web: http://www.jeffgreenwal.com



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.