São Paulo, Domingo, 24 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DOCUMENTÁRIO

GNT exibe série sobre a Internet


Canal apresenta especial dividido em 3 partes sobre a origem da Internet e sua transformação em fenômeno cultural

Divulgação
Bob Cringley, apresentador da série "Nerds 2.0.1", do canal GNT


da Sucursal do Rio

O canal pago GNT (Net/Sky) tenta esta semana explicar para seu espectador as origens e ramificações do fenômeno da Internet. Para isso, exibe a série em três episódios "Nerds 2.0.1: Uma Breve História da Internet", de terça a quinta, sempre às 19h30.
A série acerta o tom ao mostrar que, antes de um produto da técnica, a Internet é um fenômeno cultural. Para isso, o apresentador Bob Cringley viaja pelo vale do Silício, na Califórnia, e por outros pontos dos EUA para apresentar os personagens curiosos que foram criando a Internet.
Estão lá executivos que foram para as ilhas havaianas surfar e testar modems que usam ondas de rádio ou outros que consumiam e vendiam drogas nos anos 70 e mudaram de ramo.
"As drogas nunca melhoram em nada, e os computadores, sim. O dinheiro conseguido com drogas era ilegal. O que vem dos computadores é OK", diz um dos anônimos homens de negócios que desfilam pelo programa.
Cringley fala também com os dois maiores gurus dos infomaníacos: o bilionário Bill Gates, criador da Microsoft, e Steve Jobs, criador da Apple.
Para os internautas mais curiosos, o programa apresenta os bastidores da livraria virtual Amazon.com. A empresa é um grande depósito no qual, ao contrário dos comportados vendedores encontrados nas livrarias convencionais, há um monte de jovens cheios de tatuagens, com cabelos coloridos ou visual skinhead empacotando encomendas que serão enviadas para o mundo todo.
E, para quem pensa em criar sua empresa na Internet, "Nerds 2.0.1" apresenta uma história animadora. O programa segue a trajetória de um grupo de garotos que, em 1993, monta um negócio de garagem. Hoje, a empresa é um negócio de bilhões de dólares, a Excite (www.excite.com).
(ALEXANDRE MARON)


Texto Anterior: Telespectadores escolhem programação na TV paga
Próximo Texto: Making of: Família Prestes se reúne para refazer caminhos da Coluna
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.