São Paulo, domingo, 24 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ADAPTAÇÃO PÓSTUMA

Microssérie é a primeira obra de Jorge Amado transposta para a televisão após sua morte

Globo exibe terça "Pastores da Noite"

RODRIGO RAINHO
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A PRIMEIRA adaptação póstuma para TV de uma obra de Jorge Amado (1912-2001) será exibida pela Globo a partir desta terça-feira, às 22h35. A microssérie "Pastores da Noite" mostra boêmios solidários e mulherengos da Bahia da década de 60.
"Atores dão vida aos "pastores" de forma saborosa, dá vontade de sentar em uma mesa de bar com eles", diz o diretor Maurício Farias, 42. "Passam noites na farra de maneira brilhante", afirma. "Tudo é muito instigante. A coxia é gostosa", diz Eduardo Moscovis, 34.
Os protagonistas são interpretados por Moscovis (Cabo Martim), Matheus Nachtergaele (Curió), Luiz Carlos Vasconcelos (Pé de Vento), Tonico Pereira (Jesuíno) e o novato Lázaro Ramos (Massu). Fernanda Montenegro faz o papel da cafetina Tibéria.
"Jesuíno exerce liderança intelectual sobre os amigos, muito malandros e conservados na cachaça", diz Tonico Pereira, 54. "Jorge Amado mostra bem a solidariedade dos marginais, que ocorre no morro carioca e em outros lugares."
"Massu tem bondade e inocência, é um exemplo da tolerância desse universo de Jorge Amado", diz Lázaro Ramos, 24, que faz seu primeiro trabalho em TV depois de brilhar no filme "Madame Satã".
A microssérie tem quatro episódios sem continuidade, exibidos só às terças. "O Casamento do Cabo Martim", o primeiro, mostra a surpresa dos "pastores" diante da união do mulherengo Cabo Martim com Marialva (Camila Pitanga).
"As histórias são metáforas da aceitação das diferenças, com o humor e a sexualidade espontânea da Bahia", diz Nachtergaele, 33.
Luiz Carlos Vasconcelos, 48, que define seu personagem como um contador de histórias com um lado delicado e amoroso, concorda. "Há algo positivo em torno dos personagens. Podem ser mentirosos ou enganadores, mas têm boas intenções. "Pastores" faz um retrato muito bonito da diversidade do povo brasileiro", diz ele."


PASTORES DA NOITE - Globo, terça, 22h35


Texto Anterior: Preços de "pay per view" em compra por telefone
Próximo Texto: NY TV: Pai de "Seinfeld" segue inovando
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.