UOL


São Paulo, domingo, 25 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MOTIVAÇÃO E SUCESSO

Antropólogo e consultor empresarial, Luiz Marins diz receber 1,2 mil cartas por mês

Professor vira guru na Rede Vida

DA REPORTAGEM LOCAL

ELE NÃO é galã da Globo, mas recebe mais de 1.200 cartas por mês. O motivo? Aconselhamento. "Chega e-mail do Brasil inteiro, de criança de dez anos a senhores de 90", diz o antropólogo Luiz Marins, 53, que apresenta o programa "Motivação & Sucesso com o Professor Marins", na Rede Vida.

Apesar de estar também no "Show Business", com João Dória Jr., na Rede TV!, onde tem um quadro de dois minutos no qual dá mensagens otimistas a empresários, a maioria das cartas deve-se ao programa da Rede Vida, que é UHF e, portanto, não tem sua audiência medida pelo Ibope.
"Nem me preocupo com isso, mas eles [a emissora] dizem que estou entre os mais assistidos da casa", afirma. "As pessoas têm vergonha de dizer que assistem à Rede Vida. Muita gente fala que vê o meu programa porque estava zapeando."
Autor de 11 livros com temas motivacionais -como "Socorro! Tenho Medo de Vencer!", "Socorram-me da Minha Família" e "Livre-se dos Corvos", este último sobre aquele tipo de gente que, diante de um convite para um piquenique, diz que vai chover-, o professor Marins não é um novato na TV.
Começou há mais de dez anos, respondendo a perguntas de empresários no "Perfil", de Otávio Mesquita, passou pela Globo News, no "Conta Corrente", e, há dois anos, foi convidado para ter seu programa na Rede Vida.
"Me ofereceram uma hora, mas, em TV, um minuto já é muito", diz ele, que escolheu o horário das 19h de domingo para sua atração de 30 minutos. As quatro edições mensais são gravadas no mesmo dia, no estúdio da Universidade de Sorocaba (SP).
"Não tem direção, nem edição. Escolho os temas pelos e-mails dos telespectadores, no dia anterior. Os meninos ligam a câmera e eu falo de improviso", afirma Marins, que tem o auxílio de um rapaz que cronometra os sete minutos de cada bloco e sinaliza que o tempo está acabando. "Na Globo, eu era o único que não usava o teleprompter" [aparelho através do qual se pode ler o texto na lente da câmera].
"Minha idéia, como antropólogo, é desmitificar temas complexos para as pessoas, e acabo interessando a públicos completamente diferentes", diz ele, que aconselha empresários, por exemplo, a observar como suas mulheres administram a casa e contratam empregadas.
Professor universitário, consultor empresarial e palestrante, Luiz Marins viaja muito para apresentar seminários e se orgulha de ter clientes fiéis há mais de 20 anos. "Faço sempre a mesma coisa. Só muda o veículo", diz ele. (FD)


MOTIVAÇÃO & SUCESSO COM O PROFESSOR MARINS - Rede Vida, domingos, às 19h.


Texto Anterior: Império: History Channel mostra os czares
Próximo Texto: "Durval" deixa seus velhos discos e vai fazer novela na TV Globo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.