São Paulo, domingo, 25 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FIM DE LINHA

Série inovadora acaba vitimada pelos clichês e pela pressão do público por romance

"Arquivo X" se despede no canal Fox

JOSÉ AGUIAR
FREE LANCE PARA A FOLHA

COM A exibição do episódio "A Verdade", na próxima quarta, às 22h, no canal Fox, encerra-se de forma nada honrosa um dos ciclos mais criativos da TV. "Arquivo X", antes um marco, hoje é uma caricatura. Nas últimas temporadas, a série foi vítima dos clichês que criou, da voracidade por bons índices de audiência e até dos próprios fãs.
Quando surgiu, em 1993, ela ia na contramão do sucesso fácil. Fox Mulder (David Duchovny) era magrelo, narigudo e bobão. Dana Scully (Gillian Anderson), baixinha, acima do peso e malvestida. Os temas? Sobrenatural e ficção científica.
O fracasso era previsível, mas, em poucos anos a série passou de cult a fenômeno. Foi aí que as coisas começaram a degringolar. O elenco ganhou um figurino de primeira, maquiagem decente e outros privilégios advindos dos patrocinadores. E o público passou a pressionar os produtores por um relacionamento amoroso entre Fox e Dana.
Depois de ganhar os cinemas, em 1998, o charme de trabalhar com respeito temas que cairiam facilmente no ridículo, sempre fugindo do óbvio e se esquivando da solução definitiva dos casos, deu lugar a uma tentativa de responder às perguntas abertas pelas conspirações e aliens do imaginário "X". Lentamente, sepultaram o fascínio. A cada revelação bombástica, as respostas eram menos interessantes, previsíveis, contraditórias.
Nos bastidores Duchovny, prevendo a derrocada, exigiu aparecer cada vez menos, forçando os roteiristas a medidas desesperadas como sua abdução e substituição pelo agente Dogget (Robert Patrick). Até tentaram introduzir uma nova agente para que o casal central fosse trocado numa possível nova temporada. Não deu certo. A série acaba deixando saudades de seu início, onde ainda era possível acreditar que havia vida inteligente. Não no espaço, mas na televisão.


ARQUIVO X - Fox, quarta, 21h (episódio- piloto, legendado); 22h, "A Verdade" (episódio duplo que encerra a série)



Texto Anterior: Cartas
Próximo Texto: Estréia: E o vampirismo está de volta às 19h
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.