São Paulo, domingo, 27 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pioneiros criam museu virtual

DA REPORTAGEM LOCAL

Vida Alves, atriz que, ao lado de Walter Forster, protagonizou a primeira novela da TV brasileira -"Sua Vida me Pertence", de 1951, na TV Tupi-, criou a Associação dos Pioneiros da Televisão, que visa recuperar muito da memória perdida da nossa TV.
A entidade, que reúne nomes como Carlos Alberto de Nóbrega, Luiz Gallon e Yara Lins, tem reunido depoimentos, fotos, scripts de programas e criou um site (www.televisaobrasil.com.br).
Nele, conta os primeiros passos da televisão, está completando as biografias de "desbravadores" -como Lima Duarte, Walter Avancini e Dercy Gonçalves- e pretende exibir figurinos de produções antigas.
"É triste saber que muitas coisas feitas na TV nunca mais serão vistas. Umas foram apagadas por falta de dinheiro para comprar fitas novas, mas também muita coisa era tratada como lixo. Poucos se importavam em preservar esse patrimônio", diz Vida Alves.
Segundo Yara Lins, a idéia do grupo não é saudosista. "Queremos preservar a memória, até a nossa própria". Entre as produções em que atuou, ela gostaria de rever a novela "Vitória Bonelli", exibida pela Tupi entre 72 e 73. "Talvez alguém ainda a encontre no futuro, em uma escavação."


Texto Anterior: Cinemateca guarda o que restou das imagens da Tupi
Próximo Texto: Museu em Nova York tem 120 mil programas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.