São Paulo, domingo, 30 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TV 50 ANOS

Jacinto Figueira foi o criador do estilo Ratinho

ERIKA SALLUM

POLÊMICO , odiado por muitos, temido por outros, Jacinto Figueira Júnior nunca passou em branco pela TV. Sem exageros, o apresentador pode ser considerado o "pai" de Ratinho, Leão e cia. e, queiram ou não, já faz parte da história dos 50 anos da televisão brasileira por ter comandado, nos anos 60 e 70, o programa "O Homem do Sapato Branco" -título, segundo o próprio, "inspirado na obra de Nietzsche".
Acusada por seus críticos de ser um circo de horrores, a atração trazia casos que variavam de filhos viciados a pais-de-santo despejados, passando por reportagens sobre ladrões e assassinos. "Fui o primeiro a mostrar uma cirurgia de córnea na TV. Dei audiência demais e, por isso, ganhei muitos inimigos. Sim, fazia um programa violento, mas que mostrava apenas a realidade deste país. E acabei gerando muitos imitadores", se defende Jacinto, hoje um aposentado de 70 anos.
Personalidade controversa, já foi deputado estadual -cassado pelo governo-, envolveu-se em tiroteios, foi preso, e até uma moça já se suicidou por amor a ele, em 68. "Após tudo isso, apenas digo que somos inquilinos do mundo. A vida passa depressa demais", filosofa.


Texto Anterior: Making of: Canal Brasil redescobre e dá novas cores ao turismo brasileiro
Próximo Texto: Perfil / Ana Paula Padrão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.