São Paulo, domingo, 31 de agosto de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AUDIÊNCIA
Ibope vai medir TV paga em 98

Média dos canais fechados varia de 1% a 4% sobre o total de domicílios com TV na Grande SP


Marlene Bergamo/Folha Imagem
O Ibope passou a aferir recentemente a audiência de canais em UHF como a MTV, que obteve 3 pontos durante a transmissão do "Vídeo Music Brasil" (ao lado)


ELAINE GUERINI
da Reportagem Local

Passada a fase experimental, o Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) divulga até o final do ano um relatório com a média de audiência da TV paga. O serviço de medição nos canais fechados estará disponível em meados de 98.
O instituto adianta que a audiência do conjunto de canais pagos oscila atualmente entre 1% e 4% sobre o total de domicílios com TV na Grande São Paulo -estimado em 4 milhões.
O Ibope ainda não divulga dados mais específicos por considerar a amostra pequena. Dos 660 domicílios que são analisados pelo Ibope na Grande São Paulo, menos de 15% são assinantes de TV paga.
"A amostra é insuficiente para gerar uma aferição de audiência minuto a minuto como fazemos com as emissoras abertas", diz Flávio Ferrari, 38, diretor comercial do Ibope Mídia.
Segundo o diretor, o instituto precisaria de pelo menos mais 200 domicílios com TV paga na amostra da Grande São Paulo para realizar a medição com segurança e segmentar as informações. "No México e na Argentina já operamos normalmente no setor. Nosso objetivo agora é implantar o serviço no Brasil e no Chile."
Uma alternativa para acelerar o processo no Brasil seria estabelecer uma parceria com operadoras como Net, Multicanal e TVA para dividir o valor do investimento -principalmente no que diz respeito à expansão de assinaturas de TV paga dentro da amostra do Ibope.
"Já somos parceiros em estudos e temos interesse em que a amostra seja ampliada para que possamos aferir a eficiência dos canais", diz Cláudio Santos, 38, diretor da Net Mídia.
Segundo Ferrari, a divulgação dos dados sobre o setor pago promete mudar o conceito de audiência. "Enquanto 90% da população da Grande São Paulo assiste a pelo menos um minuto de Rede Globo por dia (leia quadro ao lado), a audiência dos canais de TV paga pode ser inferior a 0,1%", afirma. "O mercado terá de aprender a levar mais em conta o potencial de alcance de cada canal."



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.