São José dos Campos, Domingo, 05 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Negação de imagens cria novos mártires



DA FOLHA VALE

A migração das imagens de santos dos altares para capelas e oratórios domésticos está provocando um fenômeno de transformação da religiosidade popular do Vale do Paraíba, com o culto a mortos desconhecidos em cemitérios.
A conclusão faz parte do estudo "Imagens do Catolicismo Popular: Uma análise das transformações no uso das imagens na identidade católica", desenvolvido por alunos de pós-graduação da Unitau (Universidade de Taubaté) e orientado pelo professor José Rogério Lopes.
A pesquisa está sendo realizada há dois anos com fiéis de pequenas cidades onde, segundo os pesquisadores, a tradição católica é mais forte, como Lagoinha, que fica encravada na serra do Mar, praticamente isolada.
A devoção às almas, como é definida pela Igreja Católica, acontece principalmente em pequenas cidades, como Lagoinha e São Bento do Sapucaí, na serra da Mantiqueira.
Segundo o professor Lopes, esse fenômeno se dá ao largo da cidade de Aparecida, onde a presença da padroeira do país ainda prevalece.
""Crianças que morreram, mulheres que foram assassinadas e andarilhos acabam atraindo devotos aos cemitérios", afirmou o professor.
Em alguns casos, disse o professor, os túmulos atraem verdadeiras romarias de devotos.
Um dos casos mais conhecidos no Vale do Paraíba é o da ""Menina Daniela", em Taubaté, cujo túmulo fica coberto de brinquedos e flores, principalmente no Dia de Finados.
Em São José dos Campos, o fenômeno se dá principalmente no túmulo do padre Rodolfo Komorek, enterrado no cemitério do centro.
O padre é conhecido como realizador de milagres para pessoas com doenças pulmonares, em razão de seu trabalho com tuberculosos.
O curioso é que os restos mortais do padre nem estão mais lá -foram levados para a igreja da Sagrada Família, também em São José dos Campos.



Texto Anterior: Religiaõ 3: Católicos abandonam imagens de santos
Próximo Texto: Religiões apostam em esportes para aglutinar novos fiéis no Vale
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.