São José dos Campos, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO
Outros dez locais preservam memória
Cidade tem oito museus tradicionais



da Folha Vale

Apesar de ter praticamente abandonado o patrimônio histórico do século 19, Taubaté tem hoje oito museus e dez logradouros que preservam boa parte da memória e das tradições da cidade.
O local mais antigo da cidade é a Capela de Nossa Senhora do Pilar, erguida em 1748 por Timóteo Corrêa de Toledo, pai de dois líderes da Inconfidência Mineira, o padre Carlos Corrêa de Toledo Piza e o soldado Luiz Vaz de Toledo Piza.
Dentro da capela está abrigado o Museu de Arte Sacra, tombado como patrimônio histórico nacional.
O museu mais visitado de Taubaté é o Mazzaropi, situado próximo à Fazenda Santa, onde o cineasta produziu a maioria dos seus filmes.
Outro local importante é o Museu da Imigração Italiana, construído pelos irmãos Indiani em 1903 e que hoje abriga um rico acervo sobre a cultura italiana. O museu está localizado no distrito de Quiririm, colonizado por italianos.
"Taubaté é um dos mais importantes pólos culturais do Vale do Paraíba", avalia o historiador José Luiz Pasin, que pesquisa a história da região. (JBS)

Texto Anterior: História 3: Taubaté foi 1º pólo de povoamento no Vale
Próximo Texto: Economia: Taubaté perde status depois dos anos 50
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.