São José dos Campos, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Cidade ocupou liderança econômica por quase 2 séculos
Taubaté perde status depois dos anos 50



da Folha Vale

Depois de ocupar por quase dois séculos a liderança política e econômica do Vale do Paraíba, Taubaté perdeu o status para São José a partir da metade do século, principalmente em razão do fim do ciclo agrário na região.
O reinado de Taubaté começou no início do século 18, quando chegou à região o café vindo do Vale Fluminense, e durou até a primeira metade deste século.
Taubaté começa a perder a liderança na década de 50, quando a construção da via Dutra -inaugurada em 1952 com tecnologia e capital americanos- mudou o eixo econômico da região.
São José -que era uma colônia para tratamento de tuberculosos pobres (os ricos iam para Campos do Jordão)- começa a receber empresas em razão do grande número de terrenos baratos e disponíveis próximos à Dutra.
"A Dutra vai dividir a história do Vale", afirma o historiador José Luiz Pasin. Segundo ele, algumas cidades que consolidaram sua riqueza e suas elites na cultura agrária resistiram à industrialização. "Pinda só começou a se industrializar na década de 80."
Segundo ele, isso ocorreu em Taubaté. "Eu acho que foi devido à mentalidade conservadora. A classe dominante acomodou-se na hegemonia", acredita.
No final do século 19, Taubaté chegou a liderar a industrialização da região. A primeira indústria do Vale -a Companhia Taubaté Industrial- foi fundada em 1891 por Félix Guisard.
A empresa, que produzia tecidos, chegou a ter mais de mil teares em uma área de 46.672 m2, construída de acordo com o modelo de arquitetura fabril adotado na Europa no final do século 19.
Segundo a historiadora Maria Morgado de Abreu, Taubaté foi o mais importante centro industrial do Vale até 1954. Mas, em 1950, a chegada da Jonhson e do CTA (Centro Técnico Aeroespacial) a São José em 1950 já apontava para a mudança de eixo.


Texto Anterior: Patrimônio: Cidade tem oito museus tradicionais
Próximo Texto: ICMS dobra em seis anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.