São José dos Campos, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

QUALIDADE DE VIDA
Cidade do Vale tem média superior à nacional em nove índices que foram calculados pelo Pnud
Nível de vida é acima da média do país



da Folha Vale

A qualidade de vida em Taubaté é superior à média brasileira, segundo nove índices calculados pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) com base no censo do IBGE realizado em 91.
Segundo o Pnud, o IDH-M (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios) da cidade é 0,815, o maior do Vale do Paraíba e litoral norte, ao lado de São José dos Campos.
O IDH-M é um índice calculado com base nas taxas de longevidade, educação e renda. Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), qualquer índice acima de 0,8 é considerado alto. O IDH brasileiro é de 0,787.
Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que participou da tabulação dos dados, o Brasil pode ser dividido em três "países": o primeiro, com IDH maior que 0,8 (alto), o segundo, com IDH entre 0,7 e 0,8 (médio), e o terceiro, com IDH menor que 0,7 (baixo).
No Vale, segundo o Ipea, se a mesma classificação fosse adotada, apenas Taubaté e São José estariam no topo do ranking, com IDH considerado alto.
Para o prefeito Antonio Mário Ortiz (PTB), os bons índices refletem o acerto das políticas sociais adotadas pelo município há várias gestões.
"Pode haver diferenças entre os métodos de governo adotados, mas os resultados aconteceram nesta e nas administrações municipais anteriores." (JBS)




Texto Anterior: Programa incluirá condomínio
Próximo Texto: Saúde: Atendimento médico é ponto fraco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.