São José dos Campos, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai a mortalidade infantil

da Folha Vale

A taxa de mortalidade infantil em Taubaté caiu 72,7% nos últimos 25 anos, segundo levantamento do Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados). O índice, que era de 76,86 em cada mil nascidos vivos em 1974, caiu para 14,98 por mil em 98.
A taxa é menor do que a registrada pelo Estado de São Paulo em 98 (18,67), mas a queda foi percentualmente inferior -no Estado, a redução foi de 77,3%. O índice em 74 era de 82,34.
Segundo Cristina Andraus, gerente de assistência à saúde da prefeitura, o baixo índice registrado no ano passado foi consequência dos diversos programas implantados no município.
"Temos alta cobertura de vacinação, o saneamento básico melhorou e o município apostou mais na prevenção de doenças, como no incentivo ao aleitamento materno", afirmou.
Segundo ela, agentes comunitários de saúde, escolhidos na própria comunidade, vêm visitando as casas, cadastrando as famílias e incentivando a prevenção. "Isso tudo ajuda a diminuir a mortalidade", disse.
O índice conquistado por Taubaté fica acima do índice de países como Uruguai (18 por mil nascidos vivos) e Argentina (22), mas abaixo do Chile (12) e do Japão e Suécia (ambos com 4). (JBS)


Texto Anterior: Saúde: Atendimento médico é ponto fraco
Próximo Texto: Prefeitura diz que acabou com barracos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.