São José dos Campos, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA
Prefeito, candidato à reeleição, quer "qualidade de vida invejável" para Taubaté no novo milênio
Ortiz defende vocação industrial

da Folha Vale

Para o prefeito Antonio Mário Ortiz (PTB), Taubaté chega ao novo milênio em seu melhor momento. Segundo ele, que é candidato à reeleição em 2000, mais do que crescer economicamente, a cidade quer "melhorar sempre a qualidade de vida".

Folha - Taubaté pode recuperar a liderança no Vale?
Antonio Mário Ortiz - Não queremos competir em poderio econômico com São José dos Campos. Queremos é fazer com que Taubaté tenha uma qualidade de vida invejável.
Folha - Como fazer isso?
Ortiz - A ação do governo deve estar sempre voltada para os menos favorecidos. Criamos a Agenda 21 para dividir com a comunidade a elaboração de um programa para o próximo século.


"É evidente que não temos a pretensão de ser uma ilha da fantasia num país que passa por graves dificuldades, mas Taubaté está num momento bom"


Folha - Apesar disso, a política de atração de indústrias é importante na sua gestão?
Ortiz - Taubaté tem vocação para ser uma cidade industrial. Estou tentando fazer com que essa vocação seja direcionada também para a área de serviços.
Folha - E a área social?
Ortiz - Na educação, passamos de 3.000 para 10.500 alunos na rede municipal de 1º grau e de 5.500 mil para 8.000 estudantes nas creches. Colocamos cursos de informática em toda a rede, beneficiando 10 mil crianças. A Escola Municipal do Trabalho está levando cursos de profissionalização para os bairros. Houve a democratização da distribuição de remédios e a implantação de programas importantes na saúde. Entregamos 2.200 casas.
Folha - Como está a saúde financeira do município?
Ortiz - Temos uma receita que é muito aquém das nossas necessidades, mas a situação é boa. A receita deve subir de R$ 125 milhões neste ano para cerca de R$ 149 milhões em 2000.


Texto Anterior: Oposição critica contratações
Próximo Texto: Eleição revive 16 anos de governo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.