São José dos Campos, Domingo, 05 de Dezembro de 1999


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA
Os últimos três prefeitos devem disputar a próxima sucessão municipal em Taubaté, no próximo ano
Eleição revive 16 anos de governo



da Folha Vale

As eleições do próximo ano em Taubaté vão reviver 16 anos de política no município.
Os três principais candidatos governaram a cidade desde 83. São eles José Bernardo Ortiz, do PSDB (83 a 88 e 93 a 96), Salvador Khuriyeh, do PDT (89 a 92), e o atual prefeito, Antonio Mário Ortiz (PTB).
Além de opor três políticos com experiência na prefeitura, as eleições de 2000 vão opor duas "criaturas" -Khuriyeh e Antonio Mário- ao seu criador, Ortiz.
Khuriyeh foi eleito em 88 com o apoio decisivo de Ortiz, então prefeito. Antonio Mário precisou do mesmo apoio para vencer em 96. Tanto ele como Khuriyeh romperam publicamente com Ortiz quando estavam no cargo.
"Eu não os apoiei. Eu os inventei. Antes de mim, eles não tinham nem 50 votos", afirma Ortiz, dizendo que discorda dos métodos adotados por seus dois ex-aliados enquanto estiveram na prefeitura.
As maiores desavenças públicas foram registradas entre Ortiz e Antonio Mário. Como o primeiro queria voltar à prefeitura em 2000 e o segundo queria disputar a reeleição, faltou espaço para os dois no PSDB. O rompimento formal ocorreu com a ida de Antonio Mário para o PTB.
Para o atual prefeito, a eleição de 2000 pode adquirir um caráter plebiscitário, com a população avaliando o governo dos três.
"A eleição pode adquirir esse caráter plebiscitário. A minha propaganda é o meu governo. Se o povo apontar para mim, é porque gostou dele", afirmou.
Ortiz também vê essa possibilidade. "O povo vai avaliar. Os critérios que ele vai usar, eu não consigo antecipar. Eu espero que a avaliação do povo seja justa."
Khuriyeh, no entanto, não acha que haverá esse plebiscito. "Não acredito nisso. Me parece que a população avalia bem os governos dos três candidatos", comentou. (JBS)




Texto Anterior: Entrevista: Ortiz defende vocação industrial
Próximo Texto: Esquerda vai apoiar PDT
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.