São José dos Campos, Segunda, 10 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA CARCERÁRIO
Resultado das investigações pode causar afastamento de diretor da cadeia
Alckmin cobra apuração do caso Putim

da Folha Vale

O vice-governador Geraldo Alckmin (PSDB) se reúne hoje com o secretário da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, para cobrar providências quanto ao andamento das investigações sobre supostos benefícios para presos da Cadeia Pública de São José em troca de dinheiro.
Alckmin considera as denúncias graves e afirmou que a apuração será rigorosa. "A Secretaria da Segurança Pública já está apurando o caso. Vou verificar com o secretário o andamento das investigações e ver quais procedimentos serão tomados."
O vice-governador disse que, dependendo do que foi descoberto até agora, é possível o afastamento do diretor da cadeia, Antônio Carlos Dias Pereira. "Há casos em que, durante a averiguação, o diretor é afastado."
Em relação à Apac (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) de São José, Alckmin afirmou que também são necessárias investigações. Ele defende o modelo da entidade.
A Justiça de São José determinou na última quarta-feira a transferência de 26 presos do regime fechado da Apac alegando falta de segurança no estabelecimento.
"A Apac como proposta é muito boa. Se há algum tipo de irregularidade, isso precisa ser resolvido. A entidade tem obtido bons resultados nos últimos anos."

Manifestação
A deputada federal Angela Guadagnin (PT) afirmou que envia até quarta-feira um dossiê com as denúncias sobre a cadeia do Putim para a CPI do Judiciário. "Recebi em Brasília denúncias sobre a cadeia. Estou preparando um dossiê sobre o caso do Putim."
Angela afirmou que as supostas irregularidades na cadeia de São José não podem ser correlacionadas à Apac. "Acho que existem dois fatos diferentes. Uma coisa é a apuração de denúncias do Putim. Outra coisa é a Apac."
O assessor jurídico da Fbac (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), Valdeci Antonio Ferreira, disse que será realizado hoje às 19h30 na Câmara de São José um ato em defesa da entidade.
O diretor da cadeia do Putim não foi encontrado ontem para comentar o assunto.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.