São José dos Campos, Sexta, 12 de março de 1999

Próximo Texto | Índice

CLIMA
S. José teve o maior volume em 1 dia desde 78; pelo menos 15 bairros foram alagados e telefones estavam 'mudos'
Chuva recorde gera prejuízo de R$ 1,5 mi

Claudio Capucho/Folha Imagem
Vista do buraco na avenida Guadalupe, região sul de São José, que obrigou a prefeitura a interditar o trânsito


da Folha Vale

A Prefeitura de São José deve gastar R$ 1,5 milhão para reparar os danos provocados pela chuva de anteontem à noite, que alagou 15 bairros da cidade.
De acordo com o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), São José registrou o maior índice pluviométrico em um dia desde 78, quando foi realizada a primeira medição. Foram 102,7 mm. Normalmente, são registrados 160 mm em março.
Pelo menos duas pontes foram arrastadas pela correnteza e quatro casas e dois barracos ficaram destruídos. Um buraco de 20 metros de diâmetro e cinco metros de altura abriu na avenida Guadalupe, região sul, obrigando a Secretaria dos Transportes a desviar o tráfego no local.
Três pessoas ficaram feridas.
A escola municipal Torataro Takitani, no bairro Vale do Sol, suspendeu as aulas para 560 alunos devido aos estragos.
Cerca de 1.500 telefones em quatro bairros ficaram mudos por, no mínimo, três horas. Até as 20h30 de ontem, algumas linhas ainda estavam com problemas.
O prefeito Emanuel Fernandes (PSDB) lançou um pacote de obras após uma reunião com os secretários dos Transportes, dos Serviços Municipais, da Saúde, de Obras e do Desenvolvimento Social.
Ele responsabilizou o excesso de chuva e a falta de planejamento da cidade pela enchente. Fernandes visitou bairros. O prefeito não informou quanto tempo São José ainda sofrerá com as enchentes.
A bancária Vera Lúcia de Oliveira disse que seu carro só não foi arrastado pela correnteza porque bateu em uma árvore.
Valdir Martins, da Associação dos Moradores do Jardim Morumbi, afirmou que algumas pessoas perderam tudo que tinham.
"Foi um desespero. Muita gente não sabe o que fazer. Esperamos que a prefeitura resolva essa situação", afirmou Martins.

Região
Quatro famílias tiveram que abandonar suas casas em Jacareí devido aos alagamentos e ao risco de desabamentos detectados após as chuvas de anteontem.
Os bairros mais atingidos são os da região norte, na divisa com São José. Na Dutra, uma pessoa morreu e outras duas ficaram feridas em um acidente envolvendo dois veículos na altura do km 55, em Lorena, durante a chuva. (VANDERLEI FRANÇA, MARCELO PEDROSO, MAURÍCIO BARBOSA)



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.