São José dos Campos, Sexta, 12 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENERGIA
Luz voltou às 23h15 em São José
Brasil sofre o maior blecaute desde 85

da Reportagem Local

O Brasil sofreu ontem à noite o maior blecaute desde 1985. A queda de energia ocorreu às 22h16 e atingiu dez Estados e o Distrito Federal. Pelo menos 77 milhões de pessoas foram afetadas.
Seis Estados ficaram completamente às escuras por pelo menos 40 minutos. Isso ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Em Minas Gerais, Goiás e Brasília, o corte de energia durou apenas 20 minutos e atingiu apenas parte das cidades.

São José
Em São José dos Campos, o blecaute durou até as 23h15, quando a energia começou a ser retomada na região central.
Até esse horário, a EBE (Empresa Bandeirante de Energia) não sabia quantos e quais bairros ainda estavam sem energia.
Os hospitais da cidade usaram geradores. O Hospital Municipal ainda estava sem energia até as 23h15, mas informou que o sistema seria suficiente por pelo menos mais 12 horas.
Na Polícia Militar, a maioria das chamadas eram de moradores reclamando de "baderneiros".
A forte chuva que atingiu Piracicaba ontem à noite alagou vários pontos da cidade, arrastando pelo menos dez carros e empilhando outros na região central. Nove famílias ficaram desabrigadas. A cidade estava sem luz no momento da chuva.
A água invadiu a revendedora União Veículos, na região central da cidade, provocando estragos em 32 carros zero-quilômetro.
De acordo com a Polícia Militar, choveu cerca de quatro horas na cidade. O período mais crítico foi entre as 22h30 e a 0h, o mesmo período do blecaute ocorrido na regiões centro, sudeste e sul do país.
A energia elétrica só se restabeleceu a 1h na cidade. O rio Piracicaba e outros córregos transbordaram. "Toda a cidade está uma calamidade", disse o superindentente da Guarda Municipal, Adilson Fidelis.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.