São José dos Campos, Quinta-feira, 14 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE
Unidade não possui urologista; prefeitura promete contratar cem profissionais até dezembro
Falta de médicos provoca protesto em unidade

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O Sindicato dos Servidores Municipais realizou ontem um protesto em frente à UES (Unidade de Especialidades de Saúde) de São José dos Campos, contra a falta de condições de trabalho.
A unidade está sem atendimento em diversas especialidades porque faltam médicos, segundo o sindicato. A entidade realiza um abaixo-assinado em protesto.
A Folha encontrou na fila, ontem, o funcionário público aposentado José Luiz Moraes, 87, que há quatro meses aguarda consulta com um urologista.
Ontem, ele esperou quatro horas e, mesmo assim, não foi atendido, porque, segundo a unidade, não há urologistas.
"Há tempos estou precisando da consulta, mas disseram para eu voltar somente no próximo dia 12", disse.
O único urologista da unidade está entre o grupo de seis médicos que pediu demissão neste mês, devido aos baixos salários.
Um médico da rede municipal de São José dos Campos ganha R$ 1.200 por 20 horas semanais.

Sem pessoal
Em entrevista à Folha durante a inauguração da nova ala do Hospital Dia, o secretário da Saúde de São José dos Campos, Walcy Alves de Souza Lima, afirmou que, até o final deste ano, serão contratados cem médicos para a rede.
"Temos a intenção de resolver o problema dos salários dos médicos ainda este ano", disse.
Segundo Lima, para resolver o problema da falta de especialistas, a prefeitura está realizando convênios com médicos da cidade, por meio de uma parceria com a APM (Associação Paulista de Medicina).
A prefeitura, de acordo com Lima, já está em negociação para fechar convênio com médicos dermatologistas.
Lima disse ainda que a prefeitura está estudando uma forma de modificar a estrutura organizacional do sistema de saúde pública do município.
Segundo o secretário, a estrutura já está dentro do que preconiza a OMS (Organização Mundial de Saúde), mas precisa de readaptações.


Texto Anterior: Sob suspeita: Empresário nega ter relação com o tráfico de drogas no litoral norte
Próximo Texto: Violência: Aposentada tem infarto durante roubo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.