São José dos Campos, Quinta-feira, 14 de Junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LAZER
Turista viaja em estrada centenária

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

Idealizada no início do século passado pelos médicos sanitaristas Emílio Marcondes Ribas e Victor Godinho, a Estrada de Ferro de Campos do Jordão tornou-se o abrigo de um dos símbolos da "Suíça Brasileira": os trens, também conhecidos como "bondinhos".
Os sanitaristas, conhecedores da situação climática da então pequena vila, deram início, na cidade de Pindamonhangaba, em 1914, à construção da estrada, para proporcionar um meio de acesso àquela localidade, a 1.700 metros de altitude, e aproveitar o clima como elemento coadjuvante na cura de doenças respiratórias.
Seus primeiros carros eram movidos a vapor e, posteriormente, à gasolina. Somente em 1924 a E.F.C.J. foi eletrificada pela "The English Electric Co".
Hoje, como um órgão ligado à Secretaria dos Negócios de Esportes e Turismo do Estado de São Paulo, a E.F.C.J. é uma ferrovia voltada integralmente ao turismo. Os trens fazem três tipos de passeio -entre Pindamonhangaba e Campos do Jordão, Campos e Santo Antonio do Pinhal e o passeio urbano.
O mais procurado é o passeio entre Pinda e Campos, realizado por automotrizes elétricas construídas nas oficinas da própria Estrada de Ferro, com som ambiente e guia. Durante o percurso, o trem faz paradas em diversos pontos turísticos, como a Expedicionária Estação das Flores, Reino das Águas Claras, mirante Nossa Senhora Auxiliadora, ponto culminante ferroviário do Brasil, além de outras paradas, mais rápidas, para fotos e filmagens. As passagens custam R$ 25, ida e volta, e o passeio dura cerca de três horas.
O trem sai da estação ferroviária de Pinda, na rua Martim Cabral, 87, no centro da cidade.
O passeio entre Campos e Santo Antonio do Pinhal dura cerca de duas horas e 40 minutos e custa R$ 20, ida e volta. Os trem saem da estação Emílio Ribas, na rua Emílio Ribas, no Parque Capivari.
Aos que preferem um passeio pela cidade, há o trem urbano, com itinerários que saem da estação e levam os turistas até o bairro São Cristóvão ou à estação da Vila Abernéssia. Os trajetos, ida e volta, duram cerca de 40 minutos.
Os interessados em fazer os passeios devem obter informações de horário pelo telefone 0/xx/12/263-1531.


Texto Anterior: Delícia suíça à luz de velas em Campos
Próximo Texto: Festival de Inverno terá Naná Vasconcelos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.