São José dos Campos, Quarta, 17 de março de 1999

Próximo Texto | Índice

ACIDENTE AÉREO
Tenente-coronel da reserva teria tentado um pouso forçado; mulher que estava na aeronave fica ferida
Queda de avião mata um em Taubaté

Claudio Capucho/Folha Images
Bombeiro observa destroços do avião modelo cessna-172 que caiu ontem na fazenda Piedade, em Taubaté


MARCELO PEDROSO
enviado especial a Taubaté

O piloto de um monomotor modelo Cessna-172 morreu e uma mulher ficou ferida após a queda do avião ocorrida ontem, por volta das 14h, na fazenda Piedade, localizada no km 11 da rodovia Oswaldo Cruz (SP-125), em Taubaté.
O tenente-coronel aviador da FAB (Força Aérea Brasileira) Renato Scaramucci Júnior ficou embaixo dos destroços do avião. Já Márcia Lopes Rudner Oliveira, que estava na aeronave, sofreu ferimentos leves e foi internada.
O militar era da reserva e tinha sido integrante da Esquadrilha da Fumaça, além de piloto de caças supersônicos, como o F-5.
Este é o terceiro registro de queda de aeronaves na região em menos de um ano. O último ocorreu no dia 24 de junho (leia texto nesta página).
O local do acidente, com os destroços do avião prefixo PT-BMI, foi isolado pela equipe de resgate do Cavex (Companhia de Aviação do Exército) até a chegada dos peritos do Serac-4 (Serviço de Aviação Civil). Eles vão avaliar os motivos do acidente.
O presidente da Associação Brasileira de Acrobacia Aérea, Augusto Pagliacci Júnior, disse que a causa mais provável seria uma falha mecânica.
"O Scaramucci foi integrante da Esquadrilha da Fumaça e já pilotou aviões de caça. Não faz nem um ano que ele se aposentou. Deve ter sido uma pane no avião, mas a mulher é quem poderá dizer o que realmente aconteceu."
Segundo testemunhas, o avião estava com o motor desligado e teria tentado um pouso forçado em uma área plana acima da fazenda. Sem conseguir obter o controle, a aeronave bateu em uma árvore e em uma antena de televisão, onde ficou presa.
"Estava na oficina e escutei um barulho. Até pensei que fosse um trator, mas aí vi o avião batendo na antena e virando", disse o produtor rural Angelo Benito de Angelis.
Márcia, que morava com Scaramucci, foi levada para o Pronto-Socorro de Taubaté com escoriações no braço e dores abdominais. Segundo a administração do PS, seu estado de saúde é bom. Às 18h30 de ontem, ela passou por exames, incluindo tomografia.
O corpo do militar foi retirado ontem do local do acidente para a realização de exames. "Vamos retirar o corpo e deixar o local sob a vigilância do Exército", afirmou o tenente Márcio André Silva Nunes, do Corpo de Bombeiros.
A Polícia Civil deverá ouvir testemunhas do caso, além de realizar perícia técnica no local.
Scaramucci teria decolado de São Carlos com destino a Ubatuba, segundo a administração do aeroporto da cidade do litoral norte.
O piloto teria ligado entre as 10h e 11h de ontem para o aeroporto e perguntado as condições de tempo no litoral. Desde a manhã de ontem, as condições em Ubatuba eram propícias para a realização de vôos operados visualmente.
Scaramucci, que morava em São Paulo, era conhecido em Ubatuba como piloto de acrobacias. Segundo a administração do aeroporto, ele fazia parte de uma esquadrilha.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.