São José dos Campos, Sexta-feira, 20 de Abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TURISMO
Horto é "ilha de verde" em Campos

FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O Horto de Campos do Jordão, localizado na área do Parque Estadual, é uma boa opção para o turista que quer opções de lazer além dos tradicionais bares, restaurantes e shoppings.
Com uma área de 8.300 hectares de terra, com araucárias centenárias, o horto oferece opções de trilhas para caminhadas e fauna diversificada.
Todas as trilhas realizadas no horto devem obrigatoriamente ser monitoradas por guias e o tempo de caminhada pode variar de duas a cinco horas.
Para os praticantes de esportes radicais, como o rapel, as trilhas da Pedreira e da Pedra Moura são boas opções.
Do alto da Pedra Moura, a descida de rapel chega a 80 metros.
Já, para quem gosta de caminhadas, pode optar por um passeio até a Pedra do Baú, que fica no município vizinho de São Bento do Sapucaí.
No local, um complexo com paredões verticais de até 350 metros exige um maior esforço na caminhada, mas a vista é compensadora, asseguram os guias.
A caminhada mais popular é subir a rocha pelo município de Campos do Jordão.
Mas quem procura por uma aventura completa deve fazer o "rodeio", que é a escalada de todo o complexo do Baú, formado pela Pedra do Baú e pedras Bauzinho e Ana Chata.
O complexo da Pedra do Baú possui mais de 50 vias de escaladas esportivas, desde um nível para iniciante até para alpinistas profissionais, com caminhos mais complexos.
Da pedra do bauzinho pode se avistar as grandes paredes da Pedra do Baú, que é a maior das três rochas.
Seu topo pode ser atingido por duas vias de subida de escadas metálicas, uma na face de São Bento do Sapucaí outra por Campos do Jordão.
Apesar de alguns trechos da escalada apresentarem dificuldades, por serem íngremes, são devidamente sinalizados.

Dicas
Os guias orientam aos turistas que utilizem um calçado adequado, como tênis com sola antiderrapante ou bota de trekking, para as escaladas.
O acesso para o complexo do Baú, a partir de Campos do Jordão, tem 21 km de distância pela estrada da Campista, sendo 10 km asfaltados.
O turista pode encontrar placas a partir do Obelisco de Jaguaribe, em frente à Padaria Roma.


Texto Anterior: Radical vai ao rafting
Próximo Texto: Tradição italiana: Quiririm serve massas e cultura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.