São José dos Campos, Quinta, 22 de outubro de 1998

Próximo Texto | Índice

ACIDENTE
Empregada foi atingida por uma asa quando varria casa; piloto e co-piloto morreram e ajudante ficou ferido
Avião atinge duas casas e mata 3 no CE

FABIANA PEREIRA
da Agência Folha
ROGER MARZOCHI
da Reportagem Local

Três pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida com a queda de um avião, em Fortaleza (CE), ontem, pela manhã. O avião Brasília, prefixo PT-WKH, caiu às 9h10 (horário local) no bairro residencial de Vila Betânia, a 500 metros do aeroporto internacional Pinto Martins, quando se preparava para pousar.
Morreram na hora o piloto, Pires Lima, do Rio de Janeiro, o co-piloto, identificado apenas por Solano, da Bahia, e uma mulher, Maria Helena Gabriel da Costa, 37, que varria o quintal de uma casa quando uma das asas a atingiu.
O piloto e o co-piloto morreram em virtude do impacto da queda e tiveram os corpos queimados.
Joselito Pimentel, ajudante de cargas que estava no avião, além do piloto e do co-piloto, foi lançado para fora da aeronave na queda.
Ele teve politraumatismo e hemorragia no abdômen e foi internado no Instituto José Frota com queimaduras em 85% do corpo.
No final da tarde de ontem, ele respirava com ajuda de aparelhos, estava sedado e em observação.
A Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), que fabricou o avião em março de 88, enviou ontem para a cidade uma equipe de três engenheiros que vão acompanhar a investigação do DAC (Departamento de Aviação Civil) sobre as causas do acidente.
Segundo o DAC, até o final da tarde de ontem, a causa provável do acidente ainda não tinha sido determinada. Até as 18h, peritos dos Seracs (Serviços Regionais de Aviação Civil) do Rio e de Recife permaneciam no local conduzindo as investigações.
O avião Brasília havia saído de Teresina (PI) às 7h40, contratado pela empresa Imediata Distribuidora de Produtos Farmacêuticos Ltda., de Teresina, para transportar medicamentos. A aeronave pertencia à empresa BSB Capital Taxi Aéreo Ltda., de São Paulo.
Segundo testemunhas, o avião se preparava para pousar quando começou a perder altura e a soltar fumaça. A aeronave atingiu fios de alta tensão e coqueiros.
Depois atingiu uma casa, derrubando a parede. Nesta casa, a empregada Maria Helena varria o quintal quando foi atingida por uma das asas, tendo o corpo cortado ao meio.
Logo em seguida, o aparelho caiu de bico no telhado de uma casa vizinha, que fica anexa a uma igreja, a Associação Comunitária Nossa Senhora de Fátima.
A Agência Folha não conseguiu localizar representantes da empresa BSB Capital em São Paulo para falar sobre o acidente. A diretoria da Imediata informou que freta os aviões da BSB Capital há três anos e nunca teve problemas.
O Brasília é um avião bimotor turboélice, fabricado pela Embraer desde 85.
Atualmente, existem 340 aeronaves, que são utilizados por 29 empresas de 14 países.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.