São José dos Campos, Sexta, 26 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária reconhece problema

da Folha Vale

A secretária da Educação de São José, Juana Blanco, reconheceu o problema da falta de vagas nas creches, mas disse que a prioridade atualmente é o ensino fundamental, da 1ª à 8ª série.
"Devemos abrir mais algumas vagas nas creches com o remanejamento de funcionários que estamos estudando, mas não vai dar para atender todo mundo", afirmou Juana.
De acordo com a secretária, o espaço físico ocupado pela criança é pequeno, mas algumas unidades têm o problema da falta de funcionários. A prefeitura não pode aumentar o número de vagas para não comprometer o atendimento, afirmou ela.
Juana não soube dizer quantas vagas deverão ser criadas. Quanto à construção de novas creches, ela adiantou que não há previsão devido às dificuldades financeiras da prefeitura.
"A falta de vagas existe há pelo menos 20 anos em São José. A tendência é de aumento na demanda reprimida, já que o município recebe muitos migrantes."
De acordo com a prefeitura, a maioria das famílias que estão com crianças sem vagas chegou à cidade há pouco tempo, normalmente mora na periferia e tem baixo poder aquisitivo.
Parte das 25 creches filantrópicas de São José assinou convênio com a prefeitura, assim como as entidades assistenciais, e recebe verbas de subvenção, que respondem por cerca de 40% da despesa mensal de cada instituição.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.