São José dos Campos, Sexta, 26 de março de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABASTECIMENTO
Equipamentos apresentaram problema na terça-feira; ontem, 95% da população não foi abastecida
Pane em bombas deixa Taubaté sem água

da Folha Vale

Uma pane ocorrida na última terça-feira na unidade da Sabesp em Taubaté deixou pelo menos 210 mil habitantes, de um total de 220 mil, sem água ontem.
A previsão da empresa era que o abastecimento pudesse ser restabelecido após as 22h.
Segundo a Sabesp, o problema começou na terça, quando a empresa iniciou a limpeza dos equipamentos de decantação da unidade de tratamento.
Os equipamentos são tanques utilizados para retirar o excesso de lama que chega com a água captada do rio Una. O procedimento é considerado normal e necessário para manter a qualidade da água.
O período foi escolhido devido à melhoria das condições do tempo na região. Para realizar o trabalho de manutenção, as comportas foram fechadas.
Durante a operação para voltar a ligar a captação de água, técnicos da Sabesp perceberam que havia problemas nas bombas.
Os equipamentos estavam operando com baixa vazão -normalmente são captados 860 litros de água por segundo, mas as bombas estavam trabalhando com 800 litros por segundo.
A Sabesp entrou em contato com técnicos da Empresa Bandeirante de Energia para constatar o problema. Segundo a Bandeirante, os reguladores de tensão instalados próximos à Sabesp estariam provocando a transmissão de energia insuficiente para as bombas.
A Sabesp montou um sistema especial de abastecimento por meio de caminhões-pipa para escolas e hospitais.
A assessoria informou que, até o final da tarde, o apoio emergencial não havia sido solicitado.
Os bairros da região industrial de Taubaté, como o Cecap 1 e 2, Vila Costa, Bonfim e o distrito de Quiririm, não foram afetados pela falta de água porque são abastecidos por outro sistema.
A falta de água em alguns bairros da cidade é constante, o que leva os moradores a reclamar com frequência. A Sabesp informou que está realizando obras que vão ajudar a melhorar a situação dos moradores de Taubaté.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.