São José dos Campos, Terça-feira, 28 de Novembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ECONOMIA
Medida foi anunciada por comerciantes ontem à tarde e gerou divergências no ano passado na cidade
Comércio de Taubaté fecha acordo para abrir 24 horas durante festas

ROBERTA MEDEIROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA VALE

O Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté anunciou ontem um acordo com os trabalhadores do setor para que o comércio local funcione 24 horas até o final do ano, para aproveitar o movimento gerado pelas festas de Natal e Ano Novo.
A possibilidade de abertura das lojas por 24 horas já provocou um impasse entre o Sindicato dos do Comércio Varejista e o Sindicato dos Comerciários no ano passado, quando o vereador Francisco Saad (PMDB) apresentou um projeto de lei que permitiria o funcionamento.
Depois de quase um mês em pauta, os vereadores resolveram rejeitar o projeto.
O Sindicato do Comércio Varejista informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o objetivo do acordo é aumentar o número de empregos gerados pelo comércio local.
O sindicato informou, no entanto, que o funcionamento 24 horas só será liberado caso as empresas aceitem negociar os acordos trabalhistas.
Até agora, apenas uma rede de supermercado aceitou negociar com o sindicato.
O supermercado vinha pressionando a Câmara e o sindicato a aprovar o projeto de lei há cerca de um ano.
Na época, o sindicato dos empregados do setor se posicionou contra o projeto.
A exigência do sindicato é que sejam contratados funcionários para trabalhar no terceiro turno que seria criado. O número corresponde a um aumento de 30% da mão-de-obra já empregada pelo supermercado, que possui cerca de 170 funcionários.
A proposta pode ser estendida a outras empresas que desejam abrir 24 horas no período de Natal, segundo o sindicato patronal de Taubaté.


Texto Anterior: Bibliófilo Plínio Doyle morre aos 94 no Rio
Próximo Texto: Com show no Teatro Metrópole, Taubaté abre festa de aniversário
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.