São José dos Campos, Sexta, 30 de abril de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campos cadastra 1.018 desempregados

free-lance para a Folha Vale

O primeiro cadastramento de desempregados em Campos do Jordão registrou um saldo de 1.018 pessoas fora do mercado de trabalho, ou 10% da PEA (População Economicamente Ativa). A pesquisa foi concluída na terça.
Segundo o vereador Eduardo Moreira da Cruz (PSDB), em uma análise preliminar do questionário, os setores com maior número de desempregados são o de hotelaria, seguido pelo comércio e a construção civil.
Para ele, o número de pessoas cadastradas representa cerca de 70% dos desempregados de Campos do Jordão.
Cruz disse que a maioria apontou a falta de informação como principal problema para se obter emprego. "Mas o que me chamou mais a atenção é que muitos responderam que a discriminação por sexo, cor ou idade, também é um problema na hora de encontrar emprego."
De acordo com a pesquisa, os entrevistados estão desempregados, em média, há um ano.
O padre da paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Campos do Jordão, Vicente de Paiva, que também participou da elaboração da pesquisa, disse que esperava um número maior de cadastrados.
Segundo ele, essa iniciativa de desenvolver a pesquisa foi importante para se conhecer o perfil do desempregado na cidade.
"Precisamos ver que tipo de mão-de-obra temos para sabermos que tipo de empregos precisam ser criados."
O padre Batista disse que na próxima semana será definida a realização de um fórum de debates para expor os resultados do cadastramento e definir metas para reverter o quadro.
O prefeito de Campos, Oswaldo Gomes (PSDB), afirmou que os números já eram esperados, pois representam a média nacional.
Segundo ele, uma das iniciativas da prefeitura para diminuir os índices é incentivar o turismo de negócios.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.