São José dos Campos, Quarta, 30 de setembro de 1998

Próximo Texto | Índice

VIOLÊNCIA
Mortes por atropelamento aumentam no centro, contrariando dados da Secretaria dos Transportes
Região sul é a mais violenta de São José

Claudio Capucho/Folha Imagem
Criança brinca no bairro Campo dos Alemães, na região sul, considerada a mais violenta de São José


MAURÍCIO BARBOSA
da Reportagem Local

Pesquisa inédita realizada pelo Banco de Óbitos, órgão ligado à Secretaria da Saúde de São José dos Campos, que dividiu a cidade em quatro regiões, revelou o aumento do número de mortes violentas em todas as áreas.
O coeficiente de mortes violentas (obtido com base em um grupo de 100 mil moradores) entre o primeiro semestre de 97 e o deste ano passou de 19,40 para 30,58. O número total de assassinatos subiu de 92 para 145.
O levantamento mostrou que a região sul, que abrange os bairros mais populosos da cidade, como o Campo dos Alemães, é a mais violenta. O coeficiente de homicídios saltou de 26,39 para 38,01 entre os semestres pesquisados.
"A tendência é esse número continuar aumentando, caso não se crie um programa integrado para barrar a violência. Só a ação da polícia não resolve", disse a médica Angela Maria Tornelli Ribeiro, coordenadora do Banco de Óbitos.
Segundo Angela, a região sul pode ser considerada a mais violenta porque a diferença populacional para a zona leste "não é tão significativa". As regiões sul e leste têm, respectivamente, 189.419 e 131.461 habitantes, segundo o último levantamento feito pela prefeitura, em 96.
Para o capitão Mauro Roberto dos Santos, subcomandante da Polícia Militar em São José, o aumento do coeficiente de homicídios é um fato que não pode ser atribuído apenas à falta de segurança. "Os crimes passionais e os que acontecem em brigas de bar, por exemplo, fogem ao controle da polícia", explicou Santos. Segundo ele, cada região da cidade tem um efetivo fixo da PM.
O reforço no policiamento preventivo por região, segundo o capitão, é feito de acordo com a estatística do aumento da violência, com base em números da PM. O efetivo por região não foi revelado.

Trânsito
O levantamento do Banco de Óbitos revelou que o número de mortes provocadas por acidentes de trânsito aumentou nas regiões leste e centro, apesar da entrada em vigor do novo Código de Trânsito Brasileiro.
De acordo com o órgão, o trânsito matou 23 pessoas na zona leste no primeiro semestre de 98, contra 14 do ano passado. No centro, o número passou de 20 para 24.
As estatísticas da Secretaria da Saúde contrariam o último levantamento da Secretaria dos Transportes, que apontou redução de 22% nas mortes no trânsito.
De acordo com Dario Rais, secretário dos Transportes, as mortes caíram de 72 para 56 entre janeiro e agosto de 97 e o mesmo período deste ano. Entre março e agosto, a redução foi de 35%, passando de 59 para 38.



Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.