São Paulo, domingo, 01 de fevereiro de 2004

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CARTAS

Injeção da Parati
""Minha Parati 1.8, adquirida em novembro de 2002, já voltou quatro vezes à Sabrico para reparos, sempre com problema na injeção. Com motor frio, ela oscila muito ao ser acelerada. Na última vez em que o carro esteve na Sabrico, o atendente alegou que não havia identificado problemas. Liguei para a montadora, e a VW disse que entraria em contato com a revenda e que eu esperasse o retorno. Devido à demora da resposta, liguei novamente para o SAC, e a informação foi a de que a VW esperava uma resposta da autorizada. Mas até agora nada."
Karen Fravetto (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen diz que orientou a concessionária quanto aos procedimentos necessários. Segundo a montadora, o gerente de serviços da revenda contatou a cliente, e foi agendada uma nova apresentação do veículo no dia 19 de janeiro.


Decepção com a Peugeot
""Na revisão de seis meses de meu 307, relatei à revenda Napoleon que a direção estalava ao ser esterçada, mas a autorizada não fez absolutamente nada. Na revisão de um ano, que é paga, relatei o mesmo problema, e a Napoleon descobriu, após a presença de um técnico da Peugeot, que os estalos são da suspensão e que ela seria trocada. O carro continua com os estalos."
Ricardo Okazaki (São Paulo, SP)

Resposta - A Peugeot disse que contatou a Napoleon e soube que a equipe técnica diagnosticou a necessidade de reparos, que foram feitos. A montadora disse ainda que posteriormente contatou o cliente e soube que o veículo estava em ordem.


Motor 16V do Gol
""Nos motores 16V do Gol, há formação de uma borra de óleo no filtro. Assim, quase não há mais óleo para lubrificação, e ele começa a bater (fazer barulhos). A cada três meses, no máximo, é necessário limpar o motor, os filtros, o cárter e outros componentes, com um custo de R$ 150 por limpeza. Caso não seja feita essa operação, o motor pode fundir, como aconteceu com o meu carro, um mês após a limpeza."
Romulo Martins (Presidente Prudente, SP)

Resposta - A Volkswagen afirma que a durabilidade dos motores está diretamente relacionada à forma de utilização e à manutenção. Considerando o menor ou maior cuidado na manutenção, critérios técnicos de regulagens e ajustes, o motor responderá equivalentemente com seu desempenho e vida útil. A VW conta ainda que os casos de seu conhecimento de borra de óleo ocorreram em função de manutenção inadequada (manutenções executadas em desconformidade com o manual do proprietário) e/ou utilização de combustível de má qualidade.


Pneus da Palio Weekend
""Minha mulher tem uma Palio Weekend, utilizada com moderação aqui em São Bernardo do Campo [SP]. Percorreu apenas 14 mil quilômetros, e, no entanto, o desgaste (uniforme) dos pneus dianteiros foi grande. Precisei fazer rodízio com os traseiros."
Sidney Kaloustian (São Bernardo do Campo, SP)

Resposta - Segundo a Fiat, em dezembro o cliente foi contatado e afirmou que o carro estava em perfeitas condições.

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