São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

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CARTAS

Insatisfeito com o Ka
"Tinha um Ka 2001. Gostava de engates precisos, agilidade, bancos ergométricos, bom acabamento. Mas sofri um acidente e comprei outro, modelo 2004. Logo percebi que o volante ficou mais fino. O acabamento piorou em vários pontos: espelho no quebra-sol do motorista, acendedor, hodômetro, detalhe do porta-garrafa, tampa do tanque de gasolina sem chave e couro na alavanca do câmbio. Tentei conversar com a Ford, pois fiquei decepcionado, principalmente com o volante, mas não obtive nenhuma resposta."
Dalton Avelar (Sete Lagoas, MG)

Resposta - A Ford informou que, no fim de 2002, ampliou as versões do Ka. Segundo a montadora, houve o lançamento de opções mais simples, mas foi mantida a qualidade de manufatura, acabamento, segurança e conforto. Para ficarem mais acessíveis, as versões de entrada perderam alguns itens, disponíveis em outros catálogos do compacto.
 

Palio sem peça de reposição
"Tenho uma Palio Weekend ELX 1.3 2001/2002. Em maio deste ano, o carro precisou ser rebocado à autorizada Genova. Após dois dias de testes e verificações, o consultor me disse que o provável defeito estava no chicote da injeção e me enviou o orçamento para a troca da peça de R$ 662,80. No dia 4 de junho, ao retirar o veículo, fui informado que o defeito persistia, mesmo com a troca do chicote de injeção. Desta vez seria substituída a peça central da injeção, que custa em torno de R$ 1.300. Não tendo alternativa, pedi para que encomendasse a peça para a Fiat. Já se passaram 36 dias, e não há previsão de sua chegada. Pior: não sei se, mesmo com a sua substituição, o problema será solucionado de vez."
Roberto Yoshitaka Ougata (São Paulo, SP)

Resposta - Segundo a Fiat, a Genova atendeu o cliente, e o veículo foi reparado e entregue no dia 7 de julho. A montadora disse ainda que contatou o leitor para esclarecer sobre o atendimento e colocou-se à disposição para o que for necessário.

Réplica - O leitor confirma o conserto, mas reclama do alto valor que teve de pagar.
 

Concordo com o professor
"Muito oportuna a matéria do professor Pasquale Cipro Neto sobre engates (Veículos, 18/7). Com muita elegância, ele mostra (a quem ainda acredita em sua eficácia) toda a inutilidade do tosco acessório em caso de batida traseira. A mim sempre pareceu que a única função desse equipamento é estragar pernas e carros alheios. Desgraçadamente, caiu no gosto da patuléia. Felizmente, moda sempre passa."
Gilberto Assad (São Paulo, SP)

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