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CÂMBIO DO GOL
Fábrica criou "kit solução" em junho, mas não avisou consumidor; Procon cobrará providências
Volkswagen sabe do defeito há um ano
free-lance para a Folha
da Reportagem Local
A Folha apurou que a Volkswagen conhece o problema no câmbio do Gol há um ano. O kit para
consertá-lo foi desenvolvido em
junho passado, mas ela não comunicou o fato aos proprietários.
Segundo o mecânico Silvio Ricardo Candido, que já teve três
clientes em sua oficina reclamando do defeito, o desgaste dos sincronizadores se deve ao tipo de
material utilizado na fabricação.
Em um dos casos, Candido detectou problemas no coxim do
câmbio, peça que o fixa à carroceria do carro. Como estava cedendo, ele acabou interferindo no
correto engate das marchas.
Nos outros dois casos, porém, o
problema foi de desgaste dos
anéis sincronizadores, que deveriam ter vida útil igual à das outras peças do câmbio.
A Folha também apurou que a
solução do problema pela Volkswagen foi demorada e demandou
nova usinagem do aço usado na
fabricação das peças.
Ricardo Morishita Wada, 30,
diretor de programas especiais
do Procon, disse que, toda vez em
que ocorrer um risco à saúde ou à
segurança do consumidor, o "recall" se torna obrigatório pelo Código de Defesa do Consumidor.
Segundo o advogado, deputado
federal e ex-presidente nacional
da OAB (Ordem dos Advogados
do Brasil), José Roberto Batochio,55, o defeito pode ser aparentemente simples, mas coloca o
motorista em risco. "E se ele precisar sair de algum lugar rapidamente, por exemplo, de uma linha férrea, e a marcha escapar?"
"A falta do "recall" implica violação ao código, o que, segundo o
artigo 64, dá detenção de seis meses a dois anos e multa", diz.
O controle de qualidade da empresa pode fazer uma chamada
voluntária quando o vício está relacionado à qualidade do produto, mas não implica nenhum prejuízo ao consumidor.
Providências
Segundo Wada, do Procon, nada pode ser colocado no mercado
pelo fornecedor quando ele sabe
-ou deveria saber- que esse
produto apresenta alto grau de
nocividade ou periculosidade.
""No caso de se tratar de um "recall" obrigatório e se houve o descumprimento da obrigação prevista no artigo, vamos cobrar providências da montadora."
Existem implicações também
na esfera do Código Civil. Os carros com problema tiveram vício
oculto, o que pode ocasionar a devolução do bem -no caso, do valor pago pelo cliente.
A VW, entretanto, pode argumentar que essa é uma característica do produto, o que pode auxiliá-la na esfera jurídica, mas prejudicá-la com o consumidor.
Imagem
Enquanto o problema não é solucionado oficialmente pela montadora, é um dos pilares que sustentam a boa imagem da Volks no
Brasil -a de fabricar carros que
praticamente não têm problemas
mecânicos- que está em jogo.
No que depender dos clientes
insatisfeitos, essa imagem está
comprometida. Francisco Alberto Serpe, proprietário de um Gol
1.0 16V, que utiliza como táxi, detectou o defeito no câmbio logo
nos primeiros dias de uso.
""Você engata a primeira, e ela
pula fora, o motorista pensa que
engatou a marcha, mas ela não está engatada e dá um tranco, ficando no ponto morto."
Serpe comentou que, no passado, o câmbio e principalmente o
trambulador (ligação entre a alavanca de câmbio e o mecanismo
de mudança de marcha) dos carros da Volkswagen eram alguns
dos pontos altos da marca.
""Modificaram o câmbio para
pior. Se eu reclamar, vou acabar
escutando que eu não sei engatar
a marcha. Tenho mais de 40 anos
como motorista e conheço mecânica, como eu não saberia trocar
marchas?"
(RM e GHR)
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