São Paulo, Domingo, 02 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Para a Volks, kit resolve o problema

free-lance para a Folha

da Reportagem Local

O responsável pela Central de Satisfação do Cliente da Volkswagen, Cláudio José Oliani, admitiu o defeito no câmbio do Gol. Revelou ainda que possui um modelo 1.0 8V que apresenta esse problema.
Oliani confirma que a fábrica desenvolveu um kit para a solução do caso e que os clientes devem procurar uma autorizada.
""Chamamos de kit, mas na verdade é uma ou duas peças que resolvem o problema. É a mesma peça que tem no carro, com outras características."
Oliani disse que esse problema não é de série, por isso a fábrica não convoca todos os proprietários de carros que têm esse defeito. ""Ele aparece em um, não aparece em outro, e, quando é constatado, não é toda vez que o engate falha."
Ele disse ainda que a Volkswagen já teve câmbios montados no Brasil, na Argentina e na China e que não sabe a procedência dos defeituosos.

Costume
Oliani não soube avaliar quantos Gol saíram com esse defeito no câmbio, mas disse que o falso engate, que dá a impressão de que a marcha está engatada quando não está, foi detectado como um problema.
Ele afirmou também que os clientes vêm reclamando de um ruído na transmissão, que foi avaliado pela assistência técnica como uma característica do modelo dentro dos padrões.
Esse ruído pode ser um dos sinais de desgaste dos anéis sincronizadores, apontado como a suposta causa principal para o problema nos engates.
Oliani diz estar se adaptando à deficiência em seu Gol. ""Já me acostumei a engatar o câmbio e não pretendo levar o carro para trocar a peça. É só um inconveniente, ao qual já me adaptei."
A Folha procurou a assessoria de imprensa da VW para obter um parecer do setor de engenharia, mas não recebeu resposta até quinta-feira. (RM e GHR)


Texto Anterior: Consumidor: Novo Gol traz defeito no câmbio
Próximo Texto: Volkswagen sabe do defeito há um ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.