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São Paulo, domingo, 02 de fevereiro de 2003

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CARTAS

Sem o Gol do feirão
"Em novembro, comprei um Gol Power 1.6 no feirão do pátio da Volkswagen, por intermédio da revenda Sopave. Os cheques para a compra do veículo e dos acessórios foram descontados no dia seguinte, mas só depois de um mês a revenda me informou que o atraso na entrega do veículo era consequência da falta de peças na fábrica. Então cancelei a compra."
Thomaz Roberto Lanzara (São Paulo, SP)

Resposta - A Volkswagen diz que, muito embora as concessionárias a representem comercialmente, elas são empresas próprias e, portanto, responsáveis pelos atos que praticam, inclusive juridicamente. A montadora conta ainda que contatou a Sopave e soube que o assunto foi solucionado, e a importância, devolvida ao leitor, já que não dispunha do veículo.

Siena sem documento
"Comprei um Siena na autorizada GPV, em setembro do ano passado, e ainda não recebi os seus documentos. Já liguei e visitei a revenda inúmeras vezes, mas as desculpas vêm se estendendo. Até agora, não consegui nem meu dinheiro de volta."
Arthur Cézar de Oliveira (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat diz que entrou em contato com o cliente e constatou que a documentação já havia sido entregue pela revenda.

Vazamento na perua Palio
"Tenho uma Palio Weekend 1.6 16V, que apresentou vazamento na mangueira de alimentação de combustível no motor. Como o problema apareceu no fim de semana, fiz um reparo de emergência para levar o carro à oficina durante a semana. Para o conserto do veículo, eu preciso de apenas uma mangueira de cerca de 40 cm com um engate do tipo "click" em uma ponta e um suporte rosqueável na outra. Mas descobri que somente as autorizadas vendem a peça e que essa parte da mangueira não é comercializada isoladamente. Em resumo, meu carro precisa de apenas 40 cm de mangueira e sou obrigado a comprar seis metros de tubulação por R$ 310. Não há motivo técnico para trocar as duas mangueiras, muito menos uma mangueira completa. E ainda tenho de arcar com R$ 100 de mão-de-obra."
Eduardo Dantas (São Paulo, SP)

Resposta - A Fiat afirma que a concessionária Autosole substituiu a peça do veículo do cliente no dia 15 de janeiro.

Toca-CDs do Corsa Sedan
"Adquiri um Corsa Sedan 2002/2003, em junho do ano passado. Desde o dia em que retirei o carro da concessionária, o toca-CDs apresenta problemas. Levei o veículo à revenda, onde está até hoje. Em contato com a montadora, foi sugerida a troca da peça, e nada mudou. A GM sugeriu várias soluções, que foram tentadas. Mesmo assim, não conseguiram resolver o caso. Já foram trocados quatro toca-CDs. A concessionária Dahruj constatou ainda defeito de fábrica na suspensão dianteira. E quando terminar a garantia?"
João Soares (Campinas, SP)

Resposta - A General Motors diz que contatou o cliente e solicitou que ele encaminhasse o veículo a uma concessionária e contatasse o atendimento a clientes pelo tel. 0800-7024200, para acompanhamento e diagnóstico do caso.

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