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Para especialista, questão é de saúde pública
DA REDAÇÃO
Pesquisador científico da Dynamics e perito criminal especialista
em acidentes de trânsito, Rafael
Martello, 47, vê a questão dos defeitos mais como de saúde pública
do que relação de consumo.
"Preocupam-se muito com o
direito do proprietário do veículo.
Mas é muito mais importante a
incolumidade. Não quero estar na
rua e, ao meu lado, haver um carro com risco de acidente."
"Falta ainda no país uma agência governamental que analise defeitos", diz Martello, que também
preside a comissão técnica de segurança veicular da SAE (sociedade de engenheiros automotivos).
Quem foi procurado
Para opinar sobre citação em recall, foram procurados, além da
Continental, fornecedores como a
IPA -citada no comunicado de
recall do tanque do Celta-, a TI
-que fabrica o tanque da minivan Meriva- e a Yazaki -responsável pelo chicote do motor
do novo Toyota Corolla.
Também disseram não ter "nada a declarar" sobre o assunto entidades, como a AEA (Associação
Brasileira de Engenharia Automotiva), o Sindipeças (sindicato
da indústria de autopeças) e a
própria Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). (LPz)
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