São Paulo, domingo, 02 de maio de 2004

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SEDÃ

Com suspensão que agora é ativa e motor turbinado, modelo topo de linha da Volvo anda mais que concorrentes alemães

Discrição do S80 esconde alma de esportivo

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Eles são conhecidos por serem seguros e discretos. Mas desde 2003 a Volvo tem apimentado seus modelos para o fator emocional ajudar nas vendas. Primeiro foi a linha esportiva R. Agora, ela empresta ao S80 o sistema Four-C.
O objetivo é fornecer o máximo conforto -bastante condizente com o carro, topo de linha da sueca e que custa R$ 274.560. Four-C, de fato, representa quatro "Cs": Conceito de Chassi Continuamente Controlado. O amortecimento é ajustado sempre, dependendo do asfalto. É impossível sentir alguma coisa, já que a mudança de suave para rígido acontece em 1/25 de segundo.
Computadores medem velocidade, aceleração lateral, movimento da suspensão e das rodas, posição do volante, torque instantâneo e grau de frenagem. Mas quem quiser se sentir comandando a tecnologia pode apertar um botão no painel para o conforto se transformar em esportividade.
Para acompanhar a mudança invisível, a Volvo promoveu um pequeno "face-lift". Na verdade, a preocupação é retomar as vendas, que decepcionaram nos últimos dois anos. A grade do radiador ficou quadriculada, e os faróis de neblina -mais eficientes- são ligados por uma barra cromada.
A tampa do porta-malas passa a ser uma peça única. As lanternas ficaram menores. Na lateral, novos retrovisores, projetados para diminuir o acúmulo de pó nas janelas e melhorar a aerodinâmica.

Rapidez
Mas os retrovisores são apenas um capricho dos engenheiros nórdicos. O desempenho é garantido mesmo pelo motor do S80. A Volvo usa um 2.8 com duas turbinas. São 272 cv (cavalos) de potência, e o torque (força) chega a 38,7 kgfm a apenas 2.000 giros.
Segundo os números levantados pela Folha em parceria com o IMT (Instituto Mauá de Tecnologia), o sedã vai de 0 a 100 km/h em 7,31s -ficou mais rápido que a versão antiga, que levava 7,89s. Os mostradores analógicos, parecidos com os da linha R, marcam 200 km/h depois de 27,52s.
Se não bastasse melhorar a própria marca, a Volvo bateu a concorrência. O S80 é mais rápido que Audi A6 (8,45s), BMW 530i (8,58s) e Mercedes-Benz E 320 (8,77s). Prepare-se para ter o corpo jogado contra bancos revestidos com materiais sem substâncias nocivas à saúde.
O S80 tem fôlego de maratonista também nas retomadas. De 80 a 120 km/h, foram 5,89s. É quase três vezes mais ágil que um Fiat Palio 1.0, com seus 19,18s.


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