São Paulo, domingo, 02 de agosto de 2009

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Pajero Dakar chega da Tailândia por R$ 160 mil

DO ENVIADO ESPECIAL A MAIRIPORÃ

O rigoroso deserto do Saara, na África, foi palco para o mais perigoso rali do mundo.
No lançamento da Pajero Dakar, a Mitsubishi tentou simular as subidas íngremes na terra e as inclinações de até 45 em formações rochosas. Tudo para associar a imagem do utilitário a força e resistência. Nem precisava.
O Dakar tem bom torque (38,1 kgfm) em baixas rotações, e o sistema de tração, com um engate manual complicado, tem quatro ajustes (4x2, 4x4, 4x4 reduzido e este com diferencial blocado).
O motor é o 3.2 a diesel, que gera 165 cv. O raio de giro de 5,6 m facilita as manobras, e a suspensão bem calibrada alivia os impactos.
O câmbio automático de quatro marchas responde lentamente, como em outras versões da linha Pajero.
O Dakar leva sete pessoas e ficará entre as versões Full e Sport, mas usa a plataforma da L200 Triton.
Computador de bordo, ar-condicionado, airbag duplo e freios ABS com controle eletrônico de estabilidade são alguns dos itens de série.
A versão com câmbio automático, na qual a marca espera 90% das vendas, sai por R$ 159.990. O Dakar manual é R$ 7.000 mais barato, próximo do principal rival, o Toyota SW4 (R$ 151 mil).
Apesar do ar de novidade, o modelo já é comercializado na Rússia e em países da África e da Ásia, como a Tailândia, onde é fabricado.
A Mitsubishi descartou a versão a gasolina, mas confirmou que estuda produzir o modelo no Brasil já com uma versão "flex" em 2010.
O Pajero Dakar chega às revendas nesta semana, e a montadora espera vender 300 unidades por mês -cem a menos do que o SW4. (RR)

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