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Ranger muda cara, mas mantém motor
Reestilizada, picape da Ford chega por R$ 97 mil; versão com motor "flex" está longe de virar realidade
RICARDO RIBEIRO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Forte chuva num final de tarde na rodovia Castello Branco.
O número de carros na pista
aumenta a cada quilômetro no
retorno a São Paulo.
Na faixa da esquerda, nenhum carro arrisca ficar à frente. Se o objetivo era deixar a nova Ford Ranger com cara de
má, conseguiram.
Mas reestilização é sempre
reestilização. Mesmo benfeita,
não criou um carro novo nem
um propulsor novo.
Na pista, o motor 3.0 turbodiesel de 163 cv mostra por que
não foi retirado da Ranger. O
teste Folha-Mauá revela que
continua ágil nas retomadas.
Os números de aceleração
comprovam as boas arrancadas. Mérito do torque alto, de
38,7 kgfm, já a 1.600 rpm.
A picape enfrentou com traquilidade terrenos difíceis,
com lama e poças d'água, escolhidos a dedo pela reportagem.
A tração é acionada por um
botão no painel e permite sair
do 4x2 para duas opções de 4x4
(normal ou reduzida).
Por fora, a Ranger está menos barroca: perdeu os vincos
laterais em busca de um design
mais moderno. Ganhou lanternas traseiras translúcidas e
maçanetas do EcoSport.
Com para-choque de aço estampado, a dianteira cresceu e
abusa dos cromados. As caixas
de roda também abandonaram
o composto plástico.
Na parte interna, há novos
bancos de tecido ou de couro, e
maior uso de preto. O grafismo
do painel também mudou.
A Ford diz que a inspiração
veio do Fusion, com alterações
que melhoraram um acabamento quase sempre espartano
das picapes. Do sedã, porém, só
veio a cor: o "preto dos olhos".
Preço
A versão avaliada, a LTD cabine dupla, caiu de R$ 103.940
para R$ 96.730. A rival Chevrolet S10 sai por R$ 95.916.
Já a versão de entrada (XL
4x2, cabine simples, a gasolina)
custa R$ 45,9 mil, mais barata
que a Fiat Strada cabine dupla.
Assim como no Focus, produzido na Argentina, de onde
vem a Ranger, uma versão
"flex" vai demorar. "O investimento ainda não vale a pena",
afirma Wilson Vasconcellos,
gerente de marketing da Ford.
A Ford cedeu a Ranger para teste
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