São Paulo, domingo, 02 de setembro de 2007

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peças & acessórios

Item de série em "carrão", câmera ajuda a manobrar

Acessório, que custa até R$ 4.000, deve ser específico para veículos; furar pára-choque acaba com garantia

EDUARDO TARDIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As câmeras de marcha a ré, normalmente associadas a carros luxuosos, como o BMW X5 ou o Mercedes-Benz Classe S, já podem ser encontradas em veículos mais em conta.
Mas, no lugar dos equipamentos de fábrica, os motoristas menos abastados podem ter minicâmeras instaladas na traseira de seus carros. Elas, por sua vez, são conectadas a telas de cristal líquido no painel.
As câmeras facilitam as manobras e podem ser úteis em carros com traseira alta, como as picapes. O custo de instalação -incluindo câmera, tela, cabos e mão-de-obra- pode variar entre R$ 600 e R$ 4.000.
Quem pretende aderir à novidade precisa ter cuidado para que a instalação não danifique o carro ou comprometa a vida útil da câmera. Edney Kleber, gerente da loja de acessórios Carmania, explica que podem ser fixadas de diversas formas.
"O pára-choque pode ser furado, mas o carro perderá a garantia de fábrica. Normalmente, tento fixar a câmera na parte superior da placa, mas cada caso é diferente para que o impacto visual seja mínimo."
A instalação da câmera sobre a placa foi a solução encontrada pelo gerente comercial Marcelo Sartore, 28. "Passei a ter dificuldade para estacionar à noite depois de aplicar um filme escuro no vidro traseiro do meu Volkswagen Polo."
No seu caso, a tela de cristal líquido, foi adaptada ao painel e está conectada a um toca-DVD.

Lei
De acordo com a resolução 242 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que em junho deste ano regulamentou a colocação de monitores de vídeo no interior do automóvel, o uso de câmeras é permitido.
Mas não há uma regulamentação clara sobre os equipamentos que podem ser usados. Por isso é importante saber quais são os mais adequados.
Para que o motorista não se confunda na hora de manobrar, o ideal é instalar câmeras específicas para o serviço. Elas são configuradas para mostrar uma imagem invertida -da mesma forma que um espelho retrovisor- e são à prova d'água.
Segundo Kleber, é comum aparecer em sua loja motoristas com câmeras feitas exclusivamente para sistemas de segurança residencial, que custam a partir de R$ 60.
Henrique Ruffino, da fabricante de câmeras de segurança Nitrix, alerta: "Esses equipamentos, por questões práticas, transmitem uma imagem exatamente como nossos olhos vêem, nunca invertidas".
Ou seja: uma câmera convencional pode ser utilizada, mas a inversão da imagem deverá ser feita pela tela. As câmeras específicas para instalação na traseira do carro também são à prova d'água, ao contrário da maior parte das minicâmeras de segurança, que precisam passar por um processo de isolamento contra umidade.

Mais que imagem
Os donos dos modelos com a câmera de marcha a ré como item de série contam também com a integração das imagens da câmera com os sensores de estacionamento e os pneus.
Em veículos como o Audi Q7, o motorista visualiza, sobre a imagem da câmera, o caminho a ser feito. Os sistemas entendem a posição em que está o volante -e aonde levaria o carro.
A tela é incorporada ao painel e funciona também como toca-DVD. Levando-se em conta que um Classe S custa R$ 570 mil, as adaptações são bem-vindas -desde que feitas por um profissional competente.


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