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peças & acessórios
Item de série em "carrão", câmera ajuda a manobrar
Acessório, que custa até R$ 4.000, deve ser específico para veículos; furar pára-choque acaba com garantia
EDUARDO TARDIN
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
As câmeras de marcha a ré,
normalmente associadas a carros luxuosos, como o BMW X5
ou o Mercedes-Benz Classe S,
já podem ser encontradas em
veículos mais em conta.
Mas, no lugar dos equipamentos de fábrica, os motoristas menos abastados podem ter
minicâmeras instaladas na traseira de seus carros. Elas, por
sua vez, são conectadas a telas
de cristal líquido no painel.
As câmeras facilitam as manobras e podem ser úteis em
carros com traseira alta, como
as picapes. O custo de instalação -incluindo câmera, tela,
cabos e mão-de-obra- pode
variar entre R$ 600 e R$ 4.000.
Quem pretende aderir à novidade precisa ter cuidado para
que a instalação não danifique
o carro ou comprometa a vida
útil da câmera. Edney Kleber,
gerente da loja de acessórios
Carmania, explica que podem
ser fixadas de diversas formas.
"O pára-choque pode ser furado, mas o carro perderá a garantia de fábrica. Normalmente, tento fixar a câmera na parte
superior da placa, mas cada caso é diferente para que o impacto visual seja mínimo."
A instalação da câmera sobre
a placa foi a solução encontrada
pelo gerente comercial Marcelo Sartore, 28. "Passei a ter dificuldade para estacionar à noite
depois de aplicar um filme escuro no vidro traseiro do meu
Volkswagen Polo."
No seu caso, a tela de cristal
líquido, foi adaptada ao painel e
está conectada a um toca-DVD.
Lei
De acordo com a resolução
242 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), que em junho deste ano regulamentou a
colocação de monitores de vídeo no interior do automóvel, o
uso de câmeras é permitido.
Mas não há uma regulamentação clara sobre os equipamentos que podem ser usados.
Por isso é importante saber
quais são os mais adequados.
Para que o motorista não se
confunda na hora de manobrar,
o ideal é instalar câmeras específicas para o serviço. Elas são
configuradas para mostrar uma
imagem invertida -da mesma
forma que um espelho retrovisor- e são à prova d'água.
Segundo Kleber, é comum
aparecer em sua loja motoristas com câmeras feitas exclusivamente para sistemas de segurança residencial, que custam a
partir de R$ 60.
Henrique Ruffino, da fabricante de câmeras de segurança
Nitrix, alerta: "Esses equipamentos, por questões práticas,
transmitem uma imagem exatamente como nossos olhos
vêem, nunca invertidas".
Ou seja: uma câmera convencional pode ser utilizada, mas a
inversão da imagem deverá ser
feita pela tela. As câmeras específicas para instalação na traseira do carro também são à
prova d'água, ao contrário da
maior parte das minicâmeras
de segurança, que precisam
passar por um processo de isolamento contra umidade.
Mais que imagem
Os donos dos modelos com a
câmera de marcha a ré como
item de série contam também
com a integração das imagens
da câmera com os sensores de
estacionamento e os pneus.
Em veículos como o Audi Q7,
o motorista visualiza, sobre a
imagem da câmera, o caminho
a ser feito. Os sistemas entendem a posição em que está o volante -e aonde levaria o carro.
A tela é incorporada ao painel e funciona também como
toca-DVD. Levando-se em conta que um Classe S custa R$ 570
mil, as adaptações são bem-vindas -desde que feitas por
um profissional competente.
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