São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Dia de treinamento

A Folha acompanhou um curso de vendas para a rede Renault, evento fechado que mostrou o Duster e revelou como o carro deveria ser apresentado aos clientes

Fotos Eduardo Sodré/Folhapress
Pista construída em um condomínio tinha trecho radical

EDUARDO SODRÉ
EDITOR-ASSISTENTE DE VEÍCULOS

Três tapetes plásticos semelhantes a jogos de amarelinha estão estendidos diante dos Renault Duster. Cerca de 30 vendedores olham tudo com perplexidade, à espera das primeiras instruções. Vai começar a brincadeira.
A cena se passou em um hotel na cidade de Itu (101 km de São Paulo). A Folha acompanhou o treinamento de vendas da rede Renault. É um evento fechado, promovido pouco antes do lançamento de novos modelos. Todas as marcas fazem os seus. É nesse tipo de atividade que os vendedores aprendem o que dirão aos clientes na hora da negociação.
Aos poucos, os profissionais se descontraem e começam a interagir. Três instrutores comandam as ações na ampla sala do hotel, à prova de curiosos.

UM JOGO
Nos tapetes numerados, há tocos de árvore, garrafas de água e sacos de areia -itens que remetem à aventura "off-road". Os vendedores são divididos em três grupos e recebem fichas com instruções. É um jogo, cujas pistas estão nos carros. Cada dica revela uma qualidade do utilitário.
Na sala ao lado, outro grupo aprende mais sobre o Duster. No mesmo ambiente, um Hyundai Tucson e um Ford EcoSport compõem o cenário. Estão ali para serem comparados ao novo Renault.
"Isso serve para quê? Não vejo utilidade em um porta-treco aberto nas laterais!", reclama Felipe Dias Costa, 35, ao ver o console junto ao teto do Duster. Ele é vendedor de uma concessionária Renault em Duque de Caxias (RJ).
Apesar da crítica ao porta-objetos, Costa prevê bons negócios. "Se tiver preço, vamos vender bem", diz.
Preço. Eis a palavra tabu do treinamento. A Renault só revela valores na apresentação oficial para a imprensa -que acontece amanhã, em Foz do Iguaçu (PR).



Próximo Texto: Space Cross agrada, mas aventureiro de verdade ainda é Fiat
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.