São Paulo, domingo, 02 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Space Cross agrada, mas aventureiro de verdade ainda é Fiat

Apesar do refinamento, estreante da VW peca por falta de vigor; Livina X-Gear oferece apenas pacote visual

Além de superar bem os buracos na cidade, Idea é o único que oferece sistema auxiliar para tirar carro de atoleiro

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Pode parecer incoerência, mas esses carros de passeio metidos a "off-road" são mais versáteis na cidade que na terra. Afinal, com tanto buraco no asfalto, só um veículo com suspensão reforçada e pneu de perfil alto para aguentar as pancadas.
Talvez isso explique parte da ascensão meteórica dos "aventureiros" nesses últimos 12 anos -foi a Fiat que os inventou, em 1999.
A mais nova integrante da turma é a VW Space Cross, que mostra já de cara ter aprendido ao menos com os erros de suas antecessoras.
A perua da Volkswagen começa acertando na maquiagem. Por fora, só o para-choque dianteiro parrudo e a estreita faixa na lateral a diferenciam de sua versão "civil".
A discrição, mais do que uma questão estética, visa não sobrecarregar ainda mais o motor 1.6 (até 104 cv), de desempenho apenas mediano.
Deslize que seria aceitável em qualquer outro "aventureiro" de proposta familiar. Não para a Space Cross, a mais cara do segmento -completa, sai por R$ 61 mil com o câmbio automatizado.
Uma opção similar e mais em conta é a Nissan Livina X-Gear 1.8 automática (126 cv).
Por não ter ajuste de altura do banco, é melhor conferir antes se a posição de dirigir agrada. Mas espaço na cabine a "japonesa" tem de sobra: 2,60 m só de entre-eixos, medida de Honda CR-V.

SUBSTITUTA
Próxima de ser reestilizada, a líder Palio Adventure abriu mão de participar desse comparativo Folha-Mauá.
No lugar, a Fiat mandou a minivan Idea, que nesta versão carrega inclusive o mesmo sobrenome e o vigor do motor 1.8 (132 cv) da perua, outra na faixa dos R$ 57 mil.
Em comum, as duas são equipadas com pneus de uso misto 205/70 R15 e amortecedores com alto poder de absorção de impactos. Diante dos buracos, são imbatíveis.

As montadoras cederam os carros para teste
INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA
0/xx/11/4239-3092; www.maua.br




Texto Anterior: Dia de treinamento
Próximo Texto: E eu com isso?: Enfeites de plástico custam caro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.